28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioDesportoPesadelo da descida três dias depois da festa da permanência

Pesadelo da descida três dias depois da festa da permanência

Três dias depois de os setubalenses terem celebrado nas ruas de forma efusiva a permanência do Vitória FC na I Liga, os adeptos do clube foram hoje ao final do dia atordoados com o comunicado da Liga Portugal que determina que a equipa foi excluída de participar nas competições profissionais em 2020-21, época em que vai só poderá actuar no Campeonato de Portugal.

- PUB -

Apesar da decisão é passível de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, a verdade é que o organismo que rege o futebol profissional no país refere que o clube está impedido de se inscrever nas competições profissionais, depois de a Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional ter reprovado os processos de licenciamento.

“Pelo presente comunicado oficial, divulga-se que, aderindo ao parecer do Comissão de Auditoria, datado de 28 de julho de 2020, decidiu-se não admitir a candidatura do sociedade desportivo Vitória FC, SAD, de participar nos Competições Profissionais no época 2020-21, com os fundamentos aduzidos no parecer do Comissão de Auditoria, por incumprimento dos critérios financeiros, infra identificados: Inexistência de dívidas a Sociedades Desportivas (ponto 8); Inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários (9) e regularidade da situação contributiva perante a Autoridade Tributária (12)”, lê-se no comunicado.

O mesmo documento oficial, que também aponta estes e outros pontos ao Aves para o impedir de participar nas provas profissionais, acrescenta no ponto 3 referente ao Vitória o seguinte: “Consequentemente, excluir o Vitória FC, SAD do participação nas competições profissionais na época desportiva 2020-21, e nos termos do n.º 4 do art.o 21.º do RC convidar o Portimonense, Futebol SAD, a participar na competição do Liga NOS, cujos pressupostos de licenciamento cumpriu”.

- PUB -

Para o lugar do Aves, que assim também cai para o Campeonato de Portugal, foi convidado o Cova da Piedade (penúltimo classificado da II Liga) para ocupar o lugar dos nortenhos, que terminaram na I Liga na última posição. “Sem prejuízo, informa-se que correrá, o partir de hoje, prazo poro apreciação das candidaturas a apresentar para participação na LigaPro das sociedades desportivas do Cova da Piedade Caso Pia”.

 

Vitória anuncia recurso e afirma que razão está do seu lado

- PUB -

 

O Vitória reagiu em comunicado. “Na sequência do comunicado emitido pela Liga Portugal relativo ao chumbo da inscrição nas competições profissionais para a época 2020/21, o Vitória Futebol Clube vem por este meio comunicar que irá recorrer da decisão para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol”, refere, acrescentando estar “ciente de que a razão está do seu lado, o Vitória Futebol Clube não baixará os braços e continuará a trabalhar arduamente na tentativa de ver resolvido este processo”.

O clube informa que “durante o dia de amanhã (hoje) serão prestados mais esclarecimentos sobre o caso”. O Setubalense apurou que na origem do imbróglio poderá estar a necessidade de os sócios do clube terem de aceitar em Assembleia-Geral (AG) a doação de terrenos em Praias do Sado que a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) doou ao clube no valor de 800 mil euros, após 15 de Julho após aprovação em reunião pública.

Para os sadinos, o que está em causa não é a falta de documentação. Para se ter a certidão de não dívida definitiva é necessário o registo das garantias financeiras e para ter esse registo é necessário realizar uma AG, algo que não é possível devido ao contexto de pandemia. A escritura foi feita no registo como provisória, uma vez que tem de haver uma aceitação da doação dos terrenos em AG pelos sócios, que têm de aceitar receber o terreno que a CMS doou e ser feita uma autorização de modo a que o mesmo seja apresentado como garantia para a SAD.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -