29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasAssembleia Municipal de Setúbal saúda O Setubalense

Assembleia Municipal de Setúbal saúda O Setubalense

A Assembleia Municipal diz que O SETUBALENSE tem “dignificado Setúbal e os setubalenses”, fazendo “memória do quotidiano, valorizando cada nova conquista e dando voz” às reivindicações destes, “de forma plural, séria e com sentido crítico”

 

- PUB -

 

A Assembleia Municipal de Setúbal aprovou, por unanimidade, na sessão do passado dia 29 de Julho, uma saudação a enaltecer os 165 anos do jornal O SETUBALENSE bem como o papel histórico do periódico na vida das comunidades do distrito. “O SETUBALENSE é uma referência nacional na área do jornalismo e parte incontornável da nossa história”, pode ler-se no documento, que começa por destacar a forma especial como o jornal assinalou o mais recente aniversário, com uma edição de 196 páginas, a publicação do livro “Setúbal no Centro do Mundo” e ainda de uma revista.

“Publicado pela primeira vez a 1 de Julho de 1855, no seu 165.° aniversário, o jornal O SETUBALENSE oferece-nos três publicações de enorme interesse que nos transportam no tempo por alguns dos momentos mais marcantes da (sua e nossa) História. Aqui encontramos tempos de progresso e de regressão, de guerra e de paz, regimes que se ergueram e consolidaram, outros que caíram, outras pestes que dizimaram milhares e desenvolvimentos científicos que nos levaram mais longe do que sonhávamos ir.”

- PUB -

Na saudação, a Assembleia Municipal de Setúbal lembra depois que “pelos 165 anos de publicação, com uma ou outra interrupção, passa a história de todo o concelho e de toda a região, ímpar nas suas riquezas, na beleza e nas enormes potencialidades, que se procuram concretizar, apesar dos obstáculos que vão surgindo no percurso”.

“Os caminhos de desenvolvimento e de valorização económica, cultural, social e turística que temos sabido trilhar, nas últimas décadas, contrastam com a imagem que o País tinha de uma Península de Setúbal marcada pelo desemprego e pelas convulsões sociais”, adianta aquele órgão municipal, considerando que “é essencial que o momento difícil” que se atravessa “não destrua o muito” que já foi conquistado, “quando existe ainda tanto por desbravar”.

“Para além da sua longevidade, O SETUBALENSE é uma referência nacional na área do jornalismo e parte incontornável da nossa história. Em paralelo, mantém características da sua origem, com forte pendor local e regional. Dignifica Setúbal e os setubalenses, fazendo memória do seu quotidiano, valorizando cada nova conquista e dando voz às suas reivindicações, de forma plural, séria e com sentido crítico”, destaca a Assembleia Municipal, justificando assim a apresentação e aprovação da saudação. E, a terminar, reforça: “Os 165 anos d’ O SETUBALENSE são, pois, motivo de júbilo, justificam saudação da Assembleia Municipal de Setúbal que, reunida na sua sessão de 29 de Julho de 2020, calorosamente remete, abrangendo todos quantos, ao longo destes 165 anos, colaboraram na sua edição.”

- PUB -

O SETUBALENSE agradece a saudação e renova o compromisso de tudo fazer para prestigiar Setúbal e o jornalismo.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -