7 Março 2021, Domingo
- PUB -
Início Últimas Misericórdia do Barreiro: Maior empregadora privada do concelho presta apoio diário a...

Misericórdia do Barreiro: Maior empregadora privada do concelho presta apoio diário a mais de 650 barreirenses

A três meses de assinalar o seu 460º aniversário, a Santa Casa prossegue o seu trabalho, recorrendo à ajuda de 350 colaboradores

 

- PUB -

Com mais de quatro séculos, a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, criada a 7 de Outubro de 1560, fixou a sua área de intervenção prioritária no apoio solidário e fraterno aos segmentos mais frágeis da comunidade.

A maior empregadora privada do concelho, com um total de 350 trabalhadores, presta apoio diário a 650 utentes, que se encontram distribuídos pelas suas diferentes respostas sociais. Com destaque para a Creche “Rainha D. Leonor”, a Instituição Particular de Solidariedade Social assegura ainda os seus serviços no Centro de Acolhimento, na Unidade de Cuidados Continuados Provedor Júlio Freire, no Lar Nossa Senhora do Rosário e no Lar de São José, bem como no seu Centro de Dia e através do Serviço de Apoio Domiciliário e da Comunidade de Inserção de Jovens Mães “À Beira Tejo”, que “constituem elementos primordiais de um universo onde o sentido de caridade e solidariedade nunca devem deixar de estar presentes”.

Em declarações a O SETUBALENSE, e tendo em conta a actual pandemia, Sara Xavier de Oliveira, Provedora da Santa Casa, adiantou que “ainda não sabemos o que nos espera nos próximos meses”, mas o Outono “é sempre um período complicado para todos os idosos, em condições normais, e ainda mais neste momento de pandemia”, pelo que todos os eventos estarão condicionados à evolução do surto epidemiológico.

- PUB -

Alargar e requalificar estruturas residenciais para idosos

“Estamos sempre a pensar em novos projectos e, concretamente, estamos a aguardar o Programa PARES 3 que, de acordo com o sabemos, deverá sair brevemente, permitindo o alargamento e a requalificação de algumas estruturas residenciais para idosos, sendo nessa perspectiva que estamos a pensar trabalhar” futuramente.

Em termos fixos e de acordo com as respostas que se encontram protocoladas, são 650 as pessoas acompanhadas presentemente pela Santa Casa, mas, na realidade, o número de utentes “é muito superior porque estamos a dar resposta, no âmbito da cantina social, em que os utentes não protocolados aumentaram substancialmente em relação ao número de vagas existentes”, adiantou a Provedora.

“Temos plena consciência de que não conseguimos chegar a todos os casos que nos procuram, mas nunca desistimos de continuar a alargar o âmbito do trabalho que desenvolvemos”, realça a instituição.

- PUB -

Nas respostas sociais daquela Irmandade, que em tempos acabou por instalar-se no antigo Hospital do Barreiro, situado na Rua Miguel Bombarda, perto do cruzamento com a Avenida do Bocage, os utentes podem encontrar uma “ampla variedade de serviços de enfermagem”, assim como uma “supervisão médica e actividades físicas e lúdicas a residentes temporários e permanentes”. Tanto os equipamentos, como os produtos com os quais aquela Santa Casa trabalha, obedecem “aos mais rigorosos padrões de qualidade”, onde os seus profissionais mantêm-se “atentos às novidades de mercado”, assim como às necessidades dos cidadãos seniores de ambos os sexos.
Refira-se que em 2012, a autarquia local atribuiu à instituição o galardão “Barreiro Reconhecido”, na área da Acção Social, Solidariedade e Multiculturalidade.

B.I.

Nome:
Santa Casa da Misericórdia do Barreiro
Também conhecida por:
Misericórdia do Barreiro
Localidade:
Barreiro
Data de fundação:
7 de Outubro de 1560 – 459 anos
Principais actividades:
Creche, Centro de Acolhimento, U.C.C. Provedor Júlio Freire, Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Inserção de Jovens Mães “À Beira Tejo”
Actual Provedora:
Sara Xavier de Oliveira

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...
- PUB -