25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioÚltimasMisericórdia do Barreiro: Maior empregadora privada do concelho presta apoio diário a...

Misericórdia do Barreiro: Maior empregadora privada do concelho presta apoio diário a mais de 650 barreirenses

A três meses de assinalar o seu 460º aniversário, a Santa Casa prossegue o seu trabalho, recorrendo à ajuda de 350 colaboradores

 

- PUB -

Com mais de quatro séculos, a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, criada a 7 de Outubro de 1560, fixou a sua área de intervenção prioritária no apoio solidário e fraterno aos segmentos mais frágeis da comunidade.

A maior empregadora privada do concelho, com um total de 350 trabalhadores, presta apoio diário a 650 utentes, que se encontram distribuídos pelas suas diferentes respostas sociais. Com destaque para a Creche “Rainha D. Leonor”, a Instituição Particular de Solidariedade Social assegura ainda os seus serviços no Centro de Acolhimento, na Unidade de Cuidados Continuados Provedor Júlio Freire, no Lar Nossa Senhora do Rosário e no Lar de São José, bem como no seu Centro de Dia e através do Serviço de Apoio Domiciliário e da Comunidade de Inserção de Jovens Mães “À Beira Tejo”, que “constituem elementos primordiais de um universo onde o sentido de caridade e solidariedade nunca devem deixar de estar presentes”.

Em declarações a O SETUBALENSE, e tendo em conta a actual pandemia, Sara Xavier de Oliveira, Provedora da Santa Casa, adiantou que “ainda não sabemos o que nos espera nos próximos meses”, mas o Outono “é sempre um período complicado para todos os idosos, em condições normais, e ainda mais neste momento de pandemia”, pelo que todos os eventos estarão condicionados à evolução do surto epidemiológico.

- PUB -

Alargar e requalificar estruturas residenciais para idosos

“Estamos sempre a pensar em novos projectos e, concretamente, estamos a aguardar o Programa PARES 3 que, de acordo com o sabemos, deverá sair brevemente, permitindo o alargamento e a requalificação de algumas estruturas residenciais para idosos, sendo nessa perspectiva que estamos a pensar trabalhar” futuramente.

Em termos fixos e de acordo com as respostas que se encontram protocoladas, são 650 as pessoas acompanhadas presentemente pela Santa Casa, mas, na realidade, o número de utentes “é muito superior porque estamos a dar resposta, no âmbito da cantina social, em que os utentes não protocolados aumentaram substancialmente em relação ao número de vagas existentes”, adiantou a Provedora.

“Temos plena consciência de que não conseguimos chegar a todos os casos que nos procuram, mas nunca desistimos de continuar a alargar o âmbito do trabalho que desenvolvemos”, realça a instituição.

- PUB -

Nas respostas sociais daquela Irmandade, que em tempos acabou por instalar-se no antigo Hospital do Barreiro, situado na Rua Miguel Bombarda, perto do cruzamento com a Avenida do Bocage, os utentes podem encontrar uma “ampla variedade de serviços de enfermagem”, assim como uma “supervisão médica e actividades físicas e lúdicas a residentes temporários e permanentes”. Tanto os equipamentos, como os produtos com os quais aquela Santa Casa trabalha, obedecem “aos mais rigorosos padrões de qualidade”, onde os seus profissionais mantêm-se “atentos às novidades de mercado”, assim como às necessidades dos cidadãos seniores de ambos os sexos.
Refira-se que em 2012, a autarquia local atribuiu à instituição o galardão “Barreiro Reconhecido”, na área da Acção Social, Solidariedade e Multiculturalidade.

B.I.

Nome:
Santa Casa da Misericórdia do Barreiro
Também conhecida por:
Misericórdia do Barreiro
Localidade:
Barreiro
Data de fundação:
7 de Outubro de 1560 – 459 anos
Principais actividades:
Creche, Centro de Acolhimento, U.C.C. Provedor Júlio Freire, Lar, Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Inserção de Jovens Mães “À Beira Tejo”
Actual Provedora:
Sara Xavier de Oliveira

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -