29 Novembro 2020, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Imagem de Nossa Senhora do Rosário percorre hoje as ruas de Setúbal

Imagem de Nossa Senhora do Rosário percorre hoje as ruas de Setúbal

Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia desafiam população a engalanar janelas e varandas com colchas

 

- PUB -

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, uma das tradições mais vincadas de Setúbal, terminam hoje, dia 24 de Agosto, com o círio fluvial de retorno à cidade.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia parte da Caldeira às 17h00, e passa pelo meio do Sado para evitar a aglomeração de pessoas na zona ribeirinha a aguardar a chegada das embarcações, isto no âmbito das medidas de contenção da pandemia Covid-19.

Para que os setubalenses possam dar as boas-vindas à imagem da padroeira dos pescadores, esta será transportada de carro, numa procissão automóvel que percorre várias ruas da cidade, com saída da Doca das Fontainhas às 19h00.

- PUB -

Após passar pela Avenida Luísa Todi, a caravana prossegue para a Fonte Nova, com passagem pelas praças Marquês de Pombal e Machado dos Santos e ruas Paulino de Oliveira e José Carlos da Maia.

A procissão sobe, depois, a Avenida S. Francisco Xavier em direcção às ruas Batalha do Viso e Associação de Moradores, Praça da Reboreda e ruas Nossa Senhora dos Aflitos, Nossa Senhora do Carmo e Alves da Silva. Segue-se passagem pela Avenida General Daniel de Sousa, ruas Fernando Santos e Jorge de Sousa, avenidas Alexandre Herculano e Guiné-Bissau e Praça do Brasil.

A caravana automóvel que transporta a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia segue pela Rua António José Batista em direcção à Praça de Portugal de onde prossegue para a Avenida Infante D. Henrique e Praça Olga Morais Sarmento.
Em seguida a procissão entra no Bairro Afonso Costa peça Praça D. Paio Peres Correia e passa pela Rua São João de Deus rumo aos bairros da Camarinha, Vale do Cobro, de onde prossegue pela Avenida Bairro da Liberdade e ruas Eça de Queiroz e Libânio Braga.

- PUB -

A caravana automóvel percorre, depois, as avenidas Bento de Jesus Caraça, Soeiro Gomes e da Bela Vista e prossegue para as zonas do Faralhão e Praias do Sado.
De regresso à cidade, a procissão segue pela Avenida D. Manuel I, ruas D. Pedro Fernandes Sardinha, Estevão de Liz Velho, Camilo Castelo Branco e Fontaínhas e termina, após passagem pelo Jardim do Quebedo, na Igreja de São Sebastião.

A organização, composta por uma comissão própria para estas festas, Câmara de Setúbal e outras entidades, desafia a população a “enfeitar as janelas com colchas e a saudar a passagem da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia com lenços brancos e flores”. Ao mesmo tempo, alerta que é “obrigatório o uso de máscara para a participação em todos os eventos, incluindo os que se realizam ao ar livre, bem como a desinfecção das mãos e o cumprimento do distanciamento físico”.

As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que começaram a 19 de Agosto, devido à pandemia tiveram alterações à programação, a fim de cumprir as directrizes das autoridades de saúde. Uma das alterações foi a não realização do acampamento na Caldeira, e apenas aconteceram as cerimónias religiosas, em Setúbal e Troia, com um número limitado de participantes.

Foi ainda proibida a permanência de embarcações na Caldeira de Troia, entre os dias 21 e 24.

Procissão obriga a condicionamento de trânsito

Várias vias de Setúbal estão hoje condicionadas ao trânsito entre as 18h30 e as 21h30, devido à Procissão em Honra de Nossa Senhora de Troia.

São a Avenida Luísa Todi, as praças Marquês do Pombal, Machado dos Santos, as ruas Paulino de Oliveira e José Carlos da Maia, Avenida São Francisco Xavier e as ruas Batalha do Viso e Associação de Moradores.

A procissão passa ainda na Praça da Reboreda, ruas Nosso Senhor dos Aflitos, Nossa Senhora do Carmo e Alves da Silva, Avenida General Daniel de Sousa, ruas Fernando Santos, Jorge de Sousa e avenidas Alexandre Herculano e República da Guiné-Bissau.
Segue depois pela Praça do Brasil, Rua António José Batista, Rotunda dos Quatro Caminhos, Praça de Portugal, Avenida Infante D. Henrique, Praça Olga Morais Sarmento, ruas D. Paio Peres Correia e Fernando Lopes Graça, Avenida da Liberdade e ruas Eça de Queiroz e Libânio Braga.

Avenidas Bento de Jesus Caraça, Soeiro Pereira Gomes, da Bela Vista, D Manuel I, as ruas D. Pedro Fernandes Sardinha, Estevão Liz Velho, Camilo Castelo Branco e das Fontainhas, o Jardim do Quebedo e o Largo de São Domingos.

 

- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Investigador do Politécnico de Setúbal entre os mais citados em todo o mundo

O professor Vítor Pires é um dos 37 portugueses que integram a lista especial da Universidade de Stanford   Vítor Fernão Pires, docente da Escola Superior...

Serviços municipais passam para antigo Lidl

Obras de reabilitação do futuro equipamento arrancam em Janeiro O concurso para a reabilitação do edifício ocupado anteriormente pela superfície comercial LIDL, na Quinta da...
- PUB -