Câmara do Montijo realça trabalho feito no domínio da habitação

A habitação é o tema da actualidade no Montijo. A Câmara Municipal, em jeito de balanço, realça o trabalho que tem estado a desenvolver nesse domínio. Isto, menos de 24 horas depois de o vereador do PSD, João Afonso, ter acampado à porta dos Paços do Concelho, numa acção de protesto contra a actuação da gestão PS.

“O Montijo é a terra mais atractiva de Portugal Continental porque apresenta o maior crescimento populacional do País, só possível com um mercado de habitação dinâmico e competitivo”, começa por esclarecer a autarquia. No que toca à habitação privada, adianta, “foram construídos nos últimos cinco anos 1 281 novos fogos novos e de reabilitação urbana, todos já vendidos”.

O município salienta que aprovou “uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) e uma Operação de Reabilitação Urbana (ORU)”, mecanismos que permitiram reabilitar “centenas de fogos no centro urbano da cidade, aumentando o mercado de habitação disponível”.

Ao mesmo tempo aponta outras medidas que tem em curso.

“O município está a finalizar um novo instrumento estratégico de habitação: a denominada Estratégia Local de Habitação, que procede ao levantamento das necessidades habitacionais do concelho nos próximos anos.”

Em desenvolvimento estão também “vários projectos de construção de habitação a renda acessível para as classes médias”. Neste âmbito, a autarquia recorda “a aquisição da antiga fábrica do Izidoro” e prevê que a reabilitação urbana do imóvel “dê resposta” não só “a serviços públicos e espaços culturais” como também “à construção de 60 fogos a renda acessível”.

O actual parque habitacional municipal “é dinâmico e responde a 491 famílias carenciadas. Um número que, até final deste ano, irá crescer. “Durante a pandemia, por concurso público, foram atribuídos 35 fogos a famílias com carência de habitação e prevê-se entregar mais 16 fogos de habitação social até Dezembro. No total, são 51 fogos, só este ano”, destaca a autarquia.

A autarquia espera fechar 2020 com 51 fogos de habitação social atribuídos a famílias

O município recorda que, no período pandémico, “foi realizado um enorme esforço financeiro com apoios sociais a famílias vulneráveis” e dá como exemplos “a factura social da água, a isenção das rendas das habitações sociais por três meses e o fornecimento de refeições a crianças e idosos”.

“ Este tem sido um trabalho exaustivo da Câmara Municipal do Montijo e dos seus serviços, que respeita os cidadãos montijenses e responsabiliza os autarcas eleitos”, conclui a edilidade.

Leave a Comment

Artigos recentes

  • Opinião

O passado recente do Vitória (2º Capítulo)

Primeira nota Apreço para a C. M. Setúbal pela notícia vinda nos jornais de que…

04/09/2020
  • Montijo

Centro Social de São Pedro livra-se de polidesportivo e Afonsoeirense aproveita

Terreno onde está a infra-estrutura vai reverter para a autarquia, que deverá pagar 79 mil…

04/09/2020
  • Alcochete

Protocolo entre autarquia de Alcochete e Agrupamento de Escolas contempla atribuição de apoio de 16 mil euros

Montante destina-se a comparticipar actividades educativas “no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino…

04/09/2020
  • Opinião

Os professores na linha da frente

Há muito tempo que a preparação dos regresso às aulas anunciava dificuldades e desafios. Em…

04/09/2020
  • Opinião

“Portugal não é racista”. Mas e se fosse?

Portugal não é racista, mas, se fosse, haveria paradas ao estilo Klux Klux Klan, com…

04/09/2020
  • Setúbal

Câmara de Setúbal reforça homenagens a homens do desporto e do turismo

João Carlos Pires de Deus, Carlos Velez e José Fernando integram a lista de Medalhas…

04/09/2020

este site utiliza cookies