26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaPraça de Touros Daniel Nascimento celebra 70 anos com lides de Luís...

Praça de Touros Daniel Nascimento celebra 70 anos com lides de Luís Rouxinol e João Ribeiro Telles

Em ano de aniversário redondo, Ricardo Levesinho apresenta cartel da Feira Taurina de Setembro com “espectáculos atractivos, de categoria, que honram o passado e projectam o futuro”

 

- PUB -

 

No ano em que se assinala o 70º aniversário da inauguração da Praça de Touros Daniel Nascimento, em Setembro a emblemática arena será palco de importantes acontecimentos taurinos.

A empresa responsável pela gestão da praça, que tem no seu comando o empresário Ricardo Levesinho, já confirmou as três corridas de toiros que compõem a tradicional Feira Taurina de Setembro de Moita do Ribatejo. Para já destacam-se as corridas dos dias 15, 16 e 17, com a presença dos matadores Miguel Ángel Perera, Nuno Casaquinha, Cuqui e Juanito e dos cavaleiros Luís Rouxinol e João Ribeiro Telles.

- PUB -

No dia 15, a corrida mista receberá na arena os cavaleiros Luís Rouxinol e João Ribeiro Telles. Este último grande triunfador da feira do ano passado. Destaque também para o matador Miguel Ángel Perera, reconhecido a nível mundial no meio tauromáquico.

No dia 16 a corrida a pé conta com um Curro da ganadaria Palha e com a presença de três matadores portugueses: Nuno Casquinha, Cuqui e Juanito.

E na quinta-feira a corrida homenageia o grupo de Forcados do Aposento da Moita pelo seu 45 aniversário, numa corrida que conta com a lide de seis cavaleiros e um curro da ganadaria Mata o Demo.

- PUB -

Sobre os desafios que se impuseram este ano na organização das corridas da Moita, Ricardo Levesinho assume que “foram imensos desde logo pela defesa Saúde Pública”, uma vez que foi necessário “criar condições de segurança para todos os que nos visitam”. Ponto que a gestão da Praça de Toiros Daniel Nascimento considerou prioritário “até ao último dia de feira”.

Nas adaptações que foram necessárias realizar devido à Covid-19 está a lotação máxima da praça, que agora será apenas de 33%. Uma situação que “dificulta e cria barreiras complicadas”, revela Ricardo Levesinho.

Para além da redução da lotação máxima, também os acessos também serão controlados e será garantido o distanciamento obrigatório, devidamente demarcado, com filas e lugares bloqueados. Na praça também serão colocados vários dispensadores de álcool gel. Sendo estes “alguns dos exemplos de acções que contam do plano de contingência que nos formalizaram e que respeitaremos ao máximo”.

Apesar das condicionantes, o gestor da praça entende que as corridas não podiam deixar de se realizadas. “A tauromaquia na Moita do Ribatejo é um dos pilares da sua essência e nestes tempos temos que nos assumir e estarmos ao lado não só dos aficionados que estão sedentos de corridas de categoria, mas também dos vários agentes da festa que necessitam que exista actividade tauromáquica”, afirma.

 

Um ano de gestão com desafios no regresso à normalidade

 

Com as regras definidas e autorização concedida, Ricardo Levesinho recorda que, no regresso à normalidade, quando o Governo começou a autorizar paulatinamente a realização de eventos culturais, nem sempre foi assim.

“Existiu um início completamente descabido, onde nos diferenciavam das outras actividades culturais, sem qualquer tipo de razão. Mais tarde criaram-se regras similares. Regras que temos de respeitar ao máximo, pois somos os principais defensores da proteçcão da saúde e da vida”.

Uma garantia da qual o gestor não pretende abdicar neste momento de crise pandémica e em que celebra um ano no comando da Praça Daniel Nascimento. “Um ano de aprendizagem, de sentir na prática os gostos dos aficionados locais”.

Sobre este período Ricardo Levesinho endereça ainda uma mensagem de agradecimento “a todos aqueles que nos receberam como um de vós, sentindo que a união e espírito de construção é o caminho correcto para os melhores resultados”.

 

História    Da Praça Nossa Senhora da Boa Viagem à Daniel Nascimento

 

Construída em 1872, a Praça de Touros de Nossa Senhora da Boa Viagem encerrou porás na década de 1940 devido a problemas estruturais.

Com este desfecho as Festas em Honra de Nossa Senhor da Boa Viagem passaram por um período em que mantiveram apenas sua vertente de homenagem e culto religioso.

Apenas em Julho de 1950, quando a actual Praça de Touros Daniel Nascimento foi inaugurada, tornando-se uma das mais emblemáticas da região, com capacidade para sei mil pessoas, a afición renovou a sua força e regressou em pleno às festas da Moita.

Na corrida de inauguração marcou presença o Cartel de Postín com os Mestres João Branco Núncio, Manuel Conde nas lides a cavalo e os matadores de toiros Carlos Arruza, Diamantino Vizeu e Manuel dos Santos. As pegas estiveram a cargo dos Forcados da Moita capitaneados por João Soeiro.

Lidaram-se ainda oito toiros puros cedidos pelos ganadeiros Marquês de Rio Maior, Santos Jorge, Oliveiras Irmãos, José Pedrosa, Irmãos Palha, F. dos Santos, Manuel da Silva Vitorino e António Teixeira.

 

Programa
Feira Taurina de Setembro

 

Dia 15

22h00

Corrida Mista – Tradicional Corrida do Município

Cavaleiros: Luis Rouxinol e João Telles

Forcados: Amadores da Moita

Matador de Toiros: Miguel Ángel Perera

Ganadarias: David Ribeiro Telles (quatro toiros para a lide a cavalo) e Ascensão Vaz (dois toiros para a lide a pé)

Miguel Ángel Perera, reconhecido a nível internacional no toureio a pé. Fotografia: DR

 

Dia 16

22h00

Corrida de Toiros

Matadores: Nuno Casquinha, “Cuqui” e “Juanito”

Ganadaria: Palha

 

Dia 17

22h00

Corrida de Toiros – Comemoração do 45º Aniversário da Fundação dos Forcados Amadores do Aposento da Moita

Cavaleiros: António Telles, Filipe Gonçalves, João Telles, Andrés Romero, António Prates e Tristão Ribeiro Telles (amador)

Forcados: Aposento da Moita

Ganadaria: Mata-o-Demo

 

Dia 18

22h00

Novilhada Popular

Cavaleiros Praticantes: Francisco Núncio e António Núncio

Forcados: Aposento da Moita

Novilheiros Praticantes: Paula Santos, Yeray Gomez, Duarte Silva e Filipe Martinho

Ganadarias: Palha, Branco Núncio, Ascensão Vaz, Canas Vigouroux, Falé Filipe e Calejo Pires

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -