26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoAbraço solidário a Paulo Gomes

Abraço solidário a Paulo Gomes

Na passada semana, a direção do Vitória Futebol Clube, liderada por Paulo Gomes, apresentou a sua expectável renúncia ao cargo.

- PUB -

Como não poderia deixar de ser, assisto com tristeza à profunda crise em que o Vitória mergulhou e que, suspeito e antecipo, a seu tempo muito possivelmente obrigará o clube a prescindir do controlo da SAD.

No imediato, porém, há uma situação de quase colapso para resolver e deduzo que Paulo Gomes entende não ter condições para continuar. Muito provavelmente terá razão. Outros terão, porventura, a energia e a motivação para a partir daqui segurar o leme, num processo em que não se terá batido ainda no fundo do poço.

Isto dito, não consigo imaginar a tristeza e a angústia por que está a passar Paulo Gomes. Só ele sabe o quão dolorosas têm sido as últimas semanas e a pressão sufocante que se abateu sobre si. Ele, mais do que ninguém, teria desejado dar alegrias aos adeptos, partilhar momentos de felicidade, ser recordado como um grande presidente. A sorte não lhe sorriu, infelizmente para si e para o Vitória.

- PUB -

É possível que tenha cometido a sua dose de erros. Ainda que assim tenha sido, as circunstâncias que enfrentou foram particularmente adversas. Como todos sabemos, se a situação já era difícil no início do seu mandato, pior ficou com a pandemia. Num abrir e fechar de olhos, os desequilíbrios financeiros acentuaram-se numa aceleração brusca rumo à parede.

Outros teriam conseguido evitar o colapso?

É possível, em teoria, ainda que na prática seja improvável. Em devido tempo, pelo menos, ninguém assumiu publicamente que o Vitória navegava rumo ao precipício, mas que tinha condições financeiras para o evitar.

- PUB -

Nada disto, claro está, altera o facto de o líder do momento ser sempre o responsável. Paulo Gomes era quem ocupava a presidência e, se outra razão não existisse, tal colocou-lhe nos ombros toda a responsabilidade formal. Ainda assim, convém tentar ser justo e equilibrado, reconhecendo que o Vitória estava mergulhado há muito num processo de declínio progressivo que ninguém foi capaz de travar.

Termino com aquilo que verdadeiramente interessa. Não é nos momentos que se saboreiam vitórias que precisamos de palmadinhas nas costas. É nos momentos solitários e dolorosos. Ao Paulo Gomes envio a partir daqui um abraço solidário. A vida continua.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -