19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBaía do Tejo recebe sete iniciativas no âmbito das Jornadas Europeias do...

Baía do Tejo recebe sete iniciativas no âmbito das Jornadas Europeias do Património

A Baía do Tejo incentiva reinterpretação do espaço industrial do Barreiro através da produção artística

 

- PUB -

Nos dias 25, 26 e 27 a Baía do Tejo une-se às Jornadas Europeias do Património, enquanto entidade promotora das indústrias criativas e arquivos nacionais, que tem sediados no Parque Empresarial do Barreiro. A iniciativa promovida pela Direção Geral do Património Cultural destaca-se com maior actividade no sábado (26), através de sete actividades a decorrer em simultâneo no Parque Empresarial da Baía do Tejo.

A PADA STUDIOS apresenta a exposição colectiva de artistas nacionais e internacionais “O que não temos podemos criar” produzida a partir de uma candidatura ao fundo de emergência do Ministério da Cultura, para apoiar a produção artística durante a pandemia.

“Uma alusão à mensagem pela qual ficou conhecido Alfredo da Silva, homem da CUF que durante décadas ocupou este território: ‘o que o país não tem a CUF cria’. Uma clara referência ao contexto desta pandemia, que requer engenho para criar e recriar projectos”, afirma a Baía do Tejo.

- PUB -

No âmbito deste projecto são apresentadas onze iniciativas dedicadas às artes plásticas e dança, no antigo armazém da empresa SOTINCO, onde predominará o “ambiente industrial”. No PADA Studios também estará patente a exposição “Aerossol”, de Joana da Conceição.

Uma iniciativa organizada pela OUT.RA – Associação Cultural, esta produção da artista plástica e multimédia tem entrada livre e está aberta ao público entre as 15h00 e as 20h00 deste sábado, ficando depois patente até 17 de Outubro, com visitas entre as 12h00 e 17h00.

O edifício AQUATRO, na Rua Industrial Alfredo da Silva receberá também duas exposições. Uma do colectivo Sul e Sueste, intitulada “Quantos ÁQUATRO cabem no ÁQUATRO”, patente nos dias 26 e 27 e uma mostra do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) sobre contributos que resultaram da conferência internacional “TUR – Techonopolitics in Urban Regeneration”, realizada durante a Universidade de Verão deste ano.

- PUB -

Também o colectivo SPA, sediado no parque empresarial, estará de portas abertas com diversas mostras.

A Ephemera participa nas Jornadas Europeias do Património com a exposição “Cartazes Políticos, Património da Democracia”, exibida sábado entre as 14h e as 18h, junto ao edifício deste arquivo. E sobre o mesmo tema seguir-se-á uma conversa entre Pacheco Pereira, Manuel Soares de Oliveira e Sérgio Saraiva, administrador da Baía do Tejo. Um evento agendado para as 18h00, tendo como palco o Museu Industrial da Baía do Tejo. Além de receber esta tertúlia, o museu estará de portas abertas, para visitas livres entre as 14h00 e as 19h00.

Espaço de excelência para indústrias criativas

Sérgio Saraiva considera que “o esforço feito na atracção de clientes de diversas áreas, nomeadamente, nas da cultura e do conhecimento, tem permitido ao Parque Empresarial da Baía do Tejo receber novas empresas, precisamente destas áreas mais criativas”.
Indústrias que trazem maior notoriedade ao Barreiro, através de projectos que “contribuem para uma nova visão do território, reinterpretando-o com a marca deixada pelas suas actividades”.

Motivos que levam a Baía do Tejo a ver “com muito agrado a presença de empresas de cariz industrial, logístico e comercial, a coabitar com ateliers criativos e importantes arquivos de diferentes entidades”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -