Lar em Palmela com 36 casos de Covid-19 confirmados

259
visualizações
Actuação de equipas multidisciplinares no domicílio tem permitido controlar aumenFotografia: Alex Gaspar

Surto foi identificado na quarta-feira. Seis idosos estão internados no hospital e 19 estão isolados no lar. Funcionários também infectados

 

- Pub -

Foi confirmado, na última quarta-feira, um surto de Covid-19 no lar Villa Máryah, em Palmela, e hoje o número de infectados já ascendia a 36. Seis dos utentes necessitaram de internamento hospitalar.

Das 36 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, “25 são residentes e 11 são funcionários”, confirmou a O SETUBALENSE fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
A mesma fonte adiantou que “seis” dos 25 idosos infectados com SARS-CoV-2 estão internados em unidade hospitalar.

Até hoje, já tinham sido “realizadas duas visitas ao local pela equipa de saúde pública para diagnóstico de situação e determinação das medidas de prevenção” à transmissão do vírus.
Os “80 utentes” que residem no lar bem como os “37 funcionários” que ali desempenham funções foram já “todos testados”.

Utentes isolados e monitorizados

As autoridades de saúde determinaram que no Villa Máryah fossem “delineados espaços para o isolamento dos casos confirmados, separados dos restantes residentes e com profissionais dedicados exclusivamente a estes doentes”. Isto “até à determinação da cura (exame laboratorial com resultado negativo para a infecção por SARS-CoV-2)”, indicou a mesma fonte.

Os utentes infectados devem ter acompanhamento clínico “diário”. Em caso de agravamento de sintomas, “deve ser contactado o 112 para encaminhamento e assistência hospitalar”, revelou a fonte da ARSLVT.
Foi ainda imposto, entre as medidas determinadas pelas autoridades de saúde pública, que seja garantida “a monitorização, duas vezes por dia, da temperatura ou de sintomas” aos residentes que testaram negativo. A desinfecção do estabelecimento foi outra das medidas transmitidas à administração do lar.

O concelho de Palmela registava esta sexta-feira, segundo os dados revelados pela Câmara Municipal, um total de 91 casos activos e 118 recuperados. Desde o início da pandemia, já faleceram 11 pessoas vítimas de Covid-19 no concelho palmelense.

Comentários

- Pub -