25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCentro Comunitário Mais Cidadão já fornece apoio alimentar a 140 beneficiários

Centro Comunitário Mais Cidadão já fornece apoio alimentar a 140 beneficiários

Capacidade de resposta do serviço aumentou mais de 100%, mas os recursos humanos mantêm-se. O esforço é redobrado

 

- PUB -

O Centro Comunitário Mais Cidadão (CCMC), da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no Montijo, começou por prestar apoio alimentar, desde o início da pandemia, a 65 beneficiários, no âmbito de um protocolo com a Segurança Social. Hoje, com os mesmos meios ao seu dispor, já abrange 140.

Este é apenas um de vários serviços prestados pelo CCMC às pessoas mais vulneráveis da freguesia do Montijo. Insere-se no Programa Operacional Alimentar Para Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) que foi abraçado pelo CCMC.

“Este programa consiste na distribuição de géneros alimentares secos e congelados do Banco Alimentar Contra a Fome”, começa por dizer Patrícia Peixinho, responsável por este centro da Mutualista, instalado no Bairro do Esteval. Ao mesmo tempo, lembra que “o aumento de destinatários finais”, face à conjuntura pandémica, levou a Segurança Social a solicitar um aumento da capacidade de resposta.

- PUB -

“No mês de Maio ocorreu um aumento do número de destinatários finais de 15%. Nos meses de Junho e Julho foi de 50%”, revela, antes de se debruçar sobre Agosto. “Houve um novo aumento de 100% do número de destinatários finais, tendo em consideração o número de destinatários finais em candidatura.”

Actualmente, frisa Patrícia Peixinho, o CCMC está a apoiar “um total de 140 destinatários”, o que equivale a dizer que o centro atingiu “100% da capacidade de resposta” no apoio alimentar.

- PUB -

Apesar do CCMC contar com os mesmos recursos humanos desde início e ter agora uma redobrada exigência nesta tarefa, Patrícia Peixinho olha para o lado mais positivo e gratificante: “É compensador saber que hoje em dia não há ninguém que se dirija ao CCMC e que não seja atendido e não receba apoio.”

Até porque, além do apoio assegurado a 140 beneficiários, “sempre que um utente se dirige ao CCMC e manifesta carência alimentar, é encaminhado para outros serviços da comunidade, de forma a ser garantida alimentação imediata, quer através de refeições já confeccionadas quer através de cabazes”.

A finalizar, a responsável lembra aquele que é o objectivo a alcançar e sentido por toda a equipa do CCMC. “Trabalhamos com um propósito único, que acima de tudo tem como missão trabalhar para e com as pessoas, no sentido de as ajudar a ultrapassar as suas dificuldades”, conclui.

Oferta diversa também abrange crianças e jovens

O CCMC engloba vários outros serviços, além do apoio alimentar e no total, em termos de acordos de cooperação, já abrange 240 famílias. Desenvolve “actividades sócio-culturais, de promoção para a Saúde e bem-estar, actividades lúdico-pedagógicas, de desenvolvimento de competências, e todo um trabalho de atendimento e acompanhamento às famílias”, salienta Patrícia Peixinho.

Nas acções lúdicas e pedagógicas, “enquadram-se as actividades desenvolvidas com crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, nos períodos das pausas lectivas”. Colónias balneares, actividades desportivas, convívios, passeios diversos, visitas a museus e assistir a cinema são, entre outras, as propostas disponibilizadas aos jovens. E que até têm boa aceitação. “O número máximo de crianças e jovens que conseguimos aceitar por período de pausa lectiva é de 40”, aponta.

A área da promoção da Saúde também merece destaque da responsável. “É uma área que considero inovadora ao nível de centros comunitários. Proporciona o acesso de determinada camada da população a um conjunto de actividades, que de outra forma não o poderiam fazer, como massagem de relaxamento, sessões de electroterapia e sessões individuais de aconselhamento ao utente sobre temáticas específicas”, remata.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -