18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaNova Cacilhas desperta no final do próximo Verão com mais Tejo e...

Nova Cacilhas desperta no final do próximo Verão com mais Tejo e memória

Projecto de Qualificação do Circuito Turístico do rio e abertura ao público das Salgas Romanas. Câmara já aprovou adjudicação

 

- PUB -

As Salgas Romanas de Cacilhas podem ser visitadas a partir do final do Verão do próximo ano, altura em que vai estar concretizado o projecto de visualização deste espaço, frente à fragata Dom Fernando II e Glória, e de Qualificação do Circuito Turístico do Tejo. A adjudicação da empreitada desta obra pública foi aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara da passada segunda-feira.

Nesta intervenção o município vai investir cerca de 2,5 milhões de euros, estando a execução da mesma a cargo da empresa Extraco, Construccións e Proxectos – Sucursal em Portugal -, que tem um prazo estimado de 300 dias para concluir a obra.

Com esta requalificação urbana a autarquia “pretende introduzir uma nova lógica na organização da rede viária e de fluxos pedonais” com o objectivo de “contribuir para a utilização segura e cómoda dos transportes públicos, valorizar a fruição do rio Tejo e das paisagens panorâmicas, desde a baía do Seixal ao perfil recortado pelos casarios de Lisboa, potenciando a dinamização da economia local”.

- PUB -

Este projecto abrange o Largo de Cacilhas e os espaços delimitados pelos edifícios particulares e os edifícios das estações terminais fluvial e do Metro Sul do Tejo, incluindo ainda o primeiro troço da Av. Aliança Povo M.F.A., compreendido entre o Largo e a rotunda no final da Av. 25 de Abril.

Segundo avança a autarquia, a execução comtempla “novos pavimentos rodoviários e viários, novas ligações para as infra-estruturas de iluminação pública, abastecimento de águas, combate a incêndios, drenagens pluviais e domésticas, equipamentos, mobiliário urbano, deslocalização do quiosque e das instalações sanitárias públicas e a redefinição de um novo paisagismo”.

Além da reconfiguração da rotunda para se adaptar ao novo sentido de circulação, está prevista a “modelação dos passeios e espaços de permanência com pendentes suaves e ligações entre planos, através de rampas muito discretas. Os revestimentos de passeios e espaços de permanência privilegiarão a acessibilidade para todos. Serão também optimizados os recursos no que diz respeito à iluminação pública, assim como aos materiais e ao equipamento previstos com vista à redução do desperdício”.

- PUB -

Musealização das Salgas Romanas

A musealização das Cetárias Romanas, vai colocar a descoberto parte do núcleo arqueológico de Cetárias da Fábrica Romana de Salgas de Cacilhas, através da criação de dois poços que permitam a leitura de dois conjuntos de tanques existentes e da sua estrutura e a sinalização das restantes.

Construída e utilizada entre o século I a. C. e o século I d. C., esta fábrica romana destinava-se à salga de peixe junto ao estuário do rio Tejo. Descoberta em 1981, a Fábrica Romana das Salgas de Cacilhas foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1992.

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -