20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalPrimeiro centro de rastreio Covid-19 drive thru na margem sul funciona na...

Primeiro centro de rastreio Covid-19 drive thru na margem sul funciona na Cruz de Pau

Testes requerem marcação obrigatória através do telefone 220 125 001 e podem ser realizados de segunda a sexta-feira

 

- PUB -

Já está a funcionar o centro de rastreio Covid-19 drive thru, o primeiro deste género na margem sul. Está instalado no parque de estacionamento do Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, na Cruz de Pau, freguesia de Amora, e destina-se apenas a utentes em viatura automóvel, sendo o teste feito com o utente dentro da mesma, através da janela parcialmente aberta.

O teste é gratuito para os utentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde ou com prescrição médica da Administração Regional de Saúde. A Medis, Multicare, Advancecare e Allianz comparticipam este teste a 100 por cento. Não é aceite pagamento em dinheiro.

A cargo de um laboratório privado, este centro foi concretizado em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, que cedeu o espaço e está a prestar apoio logístico para o seu funcionamento.

- PUB -

Os testes requerem marcação obrigatória através do telefone 220 125 001 e podem ser realizados de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 13h00, e as 14h00 e as 18h00.
“Com o número crescente de casos no concelho, na região e no país, decidimos mobilizar mais meios para a resposta que precisamos dar à nossa população”, refere o presidente da Câmara do Seixal. Joaquim Santos, explica assim a decisão do município de ter “estabelecido esta resposta com este centro de rastreio, para que utentes do Serviço Nacional de Saúde, com seguro de saúde ou que queiram fazer o teste, possam fazê-lo sem sair do automóvel, com maior segurança”. Reafirma o autarca que “o Seixal está, uma vez mais, na linha da frente”.

O presidente da autarquia anunciou ainda que, em Novembro, a Câmara Municipal do Seixal, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, irá proceder à montagem de uma ADR-C (Área Dedicada para Doentes Respiratórios) no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento. Esta unidade “permitirá aos profissionais das autoridades de saúde locais a avaliação clínica dos doentes com suspeita de infecção respiratória aguda que, pela gravidade dos sintomas, necessitem de avaliação médica presencial”.

O encaminhamento do doente suspeito para as Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios é feito mediante a avaliação da Linha SNS24, pelas unidades de saúde familiares ou unidades de cuidados de saúde personalizados. Caso haja suspeita de Covid-19, o doente é encaminhado para a realização do teste de rastreio.

- PUB -

Resultados enviados por mail entre 24 a 72 horas

Quanto ao funcionamento do teste de rastreio Covid-19, durante a marcação telefónica o utente terá de informar o seu número de cartão de cidadão e a matrícula do veículo em que irá efectuar o teste.

No centro de recolha existe uma linha definida em que os carros aguardam a sua vez. No local o utente tem de manter a janela da viatura fechada, comunicando com a equipa via telemóvel para preencher a ficha de utente. O número de contacto será disponibilizado no local.

De seguida, os profissionais de saúde procedem à recolha de colheita rápida com uma zaragatoa nasofaríngea, sendo os resultados enviados por email e ou por SMS num prazo de 24 a 72 horas.

Um teste positivo para a Covid-19 significa doença ou estado de portador do vírus. Deve contactar-se o médico assistente, isolar-se e evitar contactar quem o rodeia, para evitar a disseminação da doença. No caso de ser responsável por cuidar de alguém, deve informar-se com a sua Autoridade de Saúde.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -