26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalDuas unidades da Misericórdia somam dois terços dos infectados em lares de...

Duas unidades da Misericórdia somam dois terços dos infectados em lares de Setúbal

Lar Paula Borba e CATI com 146 pessoas que testaram positivo. Já há três óbitos a lamentar

 

- PUB -

Dois terços dos mais de 200 casos activos de Covid-19 confirmados em cinco lares do concelho de Setúbal foram identificados no Paula Borba e no Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI). No total, estas duas estruturas da Misericórdia de Setúbal apresentavam ontem 146 pessoas infectadas e já havia registo de três óbitos.

Os números foram avançados a O SETUBALENSE pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

No lar Paula Borba – o maior da cidade – foram detectados 91 casos activos. “Estão infectados 75 residentes. Destes, oito estão em internamento hospitalar e já se registaram dois óbitos desde o inicio do surto. Estão ainda confirmados 16 casos entre profissionais deste lar”, revelou a ARSLVT. O lar Paula Borba tem capacidade para acolher 96 idosos.
Já no CATI – que conta com 73 utentes – estavam ontem confirmadas 55 pessoas infectadas: “49 residentes (nenhum internado em hospital) e seis profissionais”, além de haver registo de “um óbito”, adiantou a ARSLVT. Na última sexta-feira, o provedor da Misericórdia de Setúbal, Cardoso Ferreira, havia revelado a O SETUBALENSE a existência de 54 casos activos no CATI (50 utentes e quatro profissionais) “todos assintomáticos”.

- PUB -

Outro dos lares da cidade que se debate com um surto activo de Covid-19, conforme noticiado oportunamente por O SETUBALENSE, é o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, gerido pela Igreja. A Diocese de Setúbal confirmou que tinham sido registados nesta unidade – com capacidade para albergar 58 utentes – 38 casos (24 residentes e 14 funcionários).

No total, nos três lares atrás referidos estão assim confirmadas 184 pessoas infectadas.
O número de casos activos em lares do concelho é, porém, superior. Ultrapassa a casa das duas centenas, disse José Luís Bucho, coordenador da Protecção Civil Municipal de Setúbal, à agência Lusa. Sem detalhar outros números, o responsável adiantou que existem também surtos de Covid-19 activos em mais dois outros lares do concelho: na Casa dos Avós do Arco Íris e no Lar de Deus, ambos em Azeitão.

Hospital com 42 em enfermaria e seis em cuidados intensivos

- PUB -

O aumento de infectados, nesta segunda vaga pandémica, tem estado a sobrecarregar hospitais e a gerar preocupações. Ontem, o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) avançou a O SETUBALENSE que contava com “42 doentes internados em enfermaria e seis em UCI [ Unidade de Cuidados Intensivos]”. Menos quatro em enfermaria e mais um em UCI, em relação aos dados fornecidos na véspera à agência Lusa.

O CHS adiantou ainda que está “a proceder de acordo com o estipulado no Plano de Contingência para dar resposta ao número crescente de doentes Covid-19”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -