15 Janeiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Duas unidades da Misericórdia somam dois terços dos infectados em lares de...

Duas unidades da Misericórdia somam dois terços dos infectados em lares de Setúbal

Lar Paula Borba e CATI com 146 pessoas que testaram positivo. Já há três óbitos a lamentar

 

- PUB -

Dois terços dos mais de 200 casos activos de Covid-19 confirmados em cinco lares do concelho de Setúbal foram identificados no Paula Borba e no Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI). No total, estas duas estruturas da Misericórdia de Setúbal apresentavam ontem 146 pessoas infectadas e já havia registo de três óbitos.

Os números foram avançados a O SETUBALENSE pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

No lar Paula Borba – o maior da cidade – foram detectados 91 casos activos. “Estão infectados 75 residentes. Destes, oito estão em internamento hospitalar e já se registaram dois óbitos desde o inicio do surto. Estão ainda confirmados 16 casos entre profissionais deste lar”, revelou a ARSLVT. O lar Paula Borba tem capacidade para acolher 96 idosos.
Já no CATI – que conta com 73 utentes – estavam ontem confirmadas 55 pessoas infectadas: “49 residentes (nenhum internado em hospital) e seis profissionais”, além de haver registo de “um óbito”, adiantou a ARSLVT. Na última sexta-feira, o provedor da Misericórdia de Setúbal, Cardoso Ferreira, havia revelado a O SETUBALENSE a existência de 54 casos activos no CATI (50 utentes e quatro profissionais) “todos assintomáticos”.

- PUB -

Outro dos lares da cidade que se debate com um surto activo de Covid-19, conforme noticiado oportunamente por O SETUBALENSE, é o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, gerido pela Igreja. A Diocese de Setúbal confirmou que tinham sido registados nesta unidade – com capacidade para albergar 58 utentes – 38 casos (24 residentes e 14 funcionários).

No total, nos três lares atrás referidos estão assim confirmadas 184 pessoas infectadas.
O número de casos activos em lares do concelho é, porém, superior. Ultrapassa a casa das duas centenas, disse José Luís Bucho, coordenador da Protecção Civil Municipal de Setúbal, à agência Lusa. Sem detalhar outros números, o responsável adiantou que existem também surtos de Covid-19 activos em mais dois outros lares do concelho: na Casa dos Avós do Arco Íris e no Lar de Deus, ambos em Azeitão.

Hospital com 42 em enfermaria e seis em cuidados intensivos

- PUB -

O aumento de infectados, nesta segunda vaga pandémica, tem estado a sobrecarregar hospitais e a gerar preocupações. Ontem, o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) avançou a O SETUBALENSE que contava com “42 doentes internados em enfermaria e seis em UCI [ Unidade de Cuidados Intensivos]”. Menos quatro em enfermaria e mais um em UCI, em relação aos dados fornecidos na véspera à agência Lusa.

O CHS adiantou ainda que está “a proceder de acordo com o estipulado no Plano de Contingência para dar resposta ao número crescente de doentes Covid-19”.

- PUB -

Mais populares

Vandalismo esta madrugada na Aranguês e Tebaida destrói carros e loja

Três viaturas ficaram completamente destruídas pelas chamas que danificaram também a Agência Armindo

Covid-19 obriga Hospital de Setúbal a activar pela primeira vez nível vermelho de Crise ou Catástrofe

Administração assume em circular normativa que estrutura para atender infectados dá sinais de completa saturação   A administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, activou...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...
- PUB -