26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioDesportoDirecção do Vitória propõe regularizar 50% dos salários em dívida

Direcção do Vitória propõe regularizar 50% dos salários em dívida

Situação de desespero já levou vários funcionários a aceitar a proposta que foi paga em dinheiro

 

- PUB -

O Vitória FC anunciou em comunicado publicado anteontem que estava “a avançar com a regularização dos salários de todos os funcionários”. O SETUBALENSE confirmou ontem junto de vários empregados do clube que logo na quarta-feira, tal como prometeu, a direcção fê-lo, mas de uma forma que no Bonfim gerou a indignação de vários funcionários a quem foi proposto pagar apenas 50% do montante em dívida.

Há quatro meses sem receberem e a viverem situações de enorme provação, vários empregados do clube aceitaram o acordo que lhes foi proposto logo na quarta-feira. A O SETUBALENSE, um dos funcionários, que não se quis identificar, explicou a forma como a direcção presidida por Paulo Rodrigues, actuou logo no dia em que foi garantindo em comunicado que iria reunir individualmente “para resolver a situação de cada um, de uma vez por todas”.

O SETUBALENSE apurou que na reunião o líder da direcção, acompanhado por outros dois dirigentes, “fizeram um apanhado do que se devia a cada funcionário e garantiram que não tinham dinheiro suficiente para fazer o pagamento dos salários na íntegra”. Propuseram por isso “fazer o pagamento de 50% do valor em dinheiro e levando as pessoas a assinarem uma folha de papel A4 normal em que a partir daquele momento o Vitória não lhes devia remunerações”.

- PUB -

Por estarem a viver com muitas dificuldades, os seis empregados com que Paulo Rodrigues reuniu na quarta-feira concordaram com a proposta. “Todas aceitaram os 50%. Ou eram isso ou nada. As pessoas estão desesperadas porque já vão para o quinto mês sem receber os salários”, disse a mesma fonte, lembrando que “há pessoas, inclusivamente casais, que trabalham há mais de uma década no clube”.

Um segundo trabalhador confirmou esta versão, dando mais pormenores sobre o sucedido. “Disseram que os contratos que tinham não eram válidos e ou recebiam o valor apresentado ou não recebiam nada”. Na opinião deste, os seis funcionários que reuniram e aceitaram o acordo proposto por estarem numa situação aflitiva. “Quem tem quatro meses de salários em atraso e vive com dificuldades acaba por aceitar a proposta porque pensam que é melhor metade do que nada! É uma situação assustadora”.

A acrescentar a esta situação, garantem, está uma outra que merece críticas. “Obrigam ainda a assinar outra folha em branco a dizer que nada receberam em termos de salários da Associação solidária ‘Do Futebol para a vida’”, situação que consideram irregular. “Consideramos que mesmo que se tenha recebido alguma ajuda de uma associação isso nada está relacionado com as remunerações do Vitória”.

- PUB -

Ao que apurámos ontem as reuniões entre a direcção e os funcionários eram para ter continuado no Bonfim, mas foram abortadas, alegadamente, depois de várias publicações começarem a circular nos fóruns de adeptos do clube no Facebook. “Na quarta-feira só foram seis pessoas. Hoje (ontem) iria continuar a receber as pessoas, tendo inclusivamente já chamado outro funcionário, mas, como o que se estava a passar foi denunciado no Facebook, abortou a chamada e não fez mais nenhuma proposta nem pagamento na quinta-feira”, disse o primeiro dos funcionários com quem O SETUBALENSE falou.

A notícia do que se estava a passar no Bonfim correu depressa entre os empregados. Depois de tomarem conhecimento da situação, muitos funcionários do clube ficaram incrédulos com o que se está a passar. “Pior de tudo é dizer que vai ter de reduzir no pessoal e que se vão mandar funcionários embora”.

Agradecimento às claques VIII Exército e Grupo 1910

Entretanto, depois do agradecimento público que o Vitória FC fez na quarta-feira em comunicado ao Sindicato dos Jogadores “pela ajuda que deu ao jogadores pois assim está a ajudá-lo e a ajudar o Vitória FC” e à associação solidário ‘Do Futebol para a vida’ “contactaram alguns funcionários e ajudaram-nos”, ontem foi a vez de o clube fazer o mesmo às claques do Vitória.

“As boas acções e iniciativas têm de ser sempre louvadas e agradecidas, ainda mais se essas iniciativas forem de uma disponibilidade e impacto muito grandes como é o caso. O Vitória FC, a sua direcção e todos os vitorianos agradecem publicamente às claques VIII Exército e Grupo 1910 pela sua brilhante iniciativa em ter ajudado vários funcionários do Vitória FC, ainda antes de ter sido possível regularizar todos os salários dos funcionários”.

O texto publicado na página oficial do clube e nas suas redes sociais finaliza agradecendo o apoio dado por ambas as claques à equipa. “Um grande bem-haja e uma prova de que as Claques apoiam dentro e fora de campo e de que os Vitorianos unidos são uma força viva que só pode ter o destino de se reerguer e voltar a vencer”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -