25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara obrigada a regularizar dívida de 1,1 M€ a empresa de refeições...

Câmara obrigada a regularizar dívida de 1,1 M€ a empresa de refeições escolares

Município afirma que valor acumulou “a partir de divergências de número de refeições, que face ao volume em causa é normal”

 

- PUB -

A empresa Gertal, responsável pelo fornecimento de refeições escolares no concelho, avançou com um “processo, que corre termos no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa”, contra a Câmara Municipal de Setúbal, de forma de ver regularizada a dívida acumulada pelo município de mais de 1 milhão e 168 mil euros, valor contraído no último trimestre de 2015 e entre Maio de 2018 e Abril do presente ano, segundo documento a que O SETUBALENSE teve acesso.

Neste sentido, a Câmara Municipal apresentou na reunião pública da passada quarta-feira uma proposta, aprovada por unanimidade, “para pôr termo amigável ao processo”, depois dos “serviços de contabilidade reconhecerem os valores reclamados e a sua exigibilidade”, na qual o município se compromete a pagar o montante em falta “mediante um pagamento fraccionado”, repartido por “oitenta e três prestações mensais, com início em 30 de Setembro de 2020 e termo em 31 de Julho de 2027”.

A autarquia sadina tem, ainda, de pagar à Gertal – Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação, S.A., “a título de juros pela mora no pagamento das facturas, a importância de 56 mil e 988 euros, correspondente aos juros vencidos, à taxa de 4% ao ano, desde a data do vencimento das obrigações em causa até ao dia 3 de Maio de 2020”.

- PUB -

Segundo explicou fonte do Gabinete do vereador da Educação, Ricardo Oliveira, a O SETUBALENSE, o montante, “no fundamental, tem origem no esclarecimento e encontro de facturação entre a CMS [Câmara Municipal de Setúbal] e a empresa fornecedora de refeições escolares a partir de divergências de número de refeições, que face ao volume em causa é normal acontecer e que levam o seu tempo a esclarecer”. Já a empresa responsável pela confecção de refeições escolares optou por não prestar “quaisquer declarações sobre o assunto”.

O acordo “foi já apresentado a tribunal, subscrito pelo advogado do município com procuração com poderes especiais para transigir, tendo o juiz do processo considerado ser exigível uma deliberação da câmara a aceitar essa transacção”. Em caso de incumprimento “do pagamento das prestações (…) importa o vencimento imediato de todas as demais que então estiverem em dívida”.

 

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -