25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroObras de 2,5 milhões na Avenida da Liberdade começam este mês

Obras de 2,5 milhões na Avenida da Liberdade começam este mês

Trabalhos decorrem até Maio e custam cerca de 2,5 milhões. Câmara quer minimizar impactos da intervenção

 

- PUB -

A partir deste mês e até Maio do próximo ano decorrem os trabalhos que dão origem a uma nova Avenida da Liberdade, frente ao Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro, na zona da Recosta, com a construção de uma rotunda no principal acesso à estação dos barcos, numa intervenção orçada em 2 milhões e 500 mil euros. Contudo, os próximos tempos prometem trazer algumas complicações à população e diversos constrangimentos naquela zona da freguesia de Verderena.

Durante a última reunião pública da Câmara do Barreiro, o vereador Rui Braga, responsável pela área de Obras Municipais informou os restantes membros do executivo, que reuniu recentemente com as entidades de segurança envolvidas no arranque desta operação, nomeadamente, com o Serviço Municipal de Protecção Civil, para serem estudadas as melhores soluções a adoptar no decorrer da intervenção.

O autarca explicou aos vereadores que a reunião teve por objectivo assegurar que os constrangimentos previstos “tenham os menores impactos possíveis junto da população local” e dos comerciantes, cujos estabelecimentos estão ali situados. O vereador acrescentou ainda que o encontro foi fundamental para a autarquia “perceber quais são os desvios de trânsito” necessários realizar para a reordenação daquela área do território, onde dentro de seis meses estará concluída a nova rotunda, que permitirá “melhorar a circulação rodoviária e pedonal”.

- PUB -

O autarca acrescenta que também foi necessário “acautelar” relativamente todas as condições de segurança, naquele que é “um dos pontos de entrada do concelho” e de maior afluxo de pessoas à localidade. “Vamos agora iniciar uma obra muito estruturante para a cidade e a requalificação de um espaço que está a precisar desta intervenção há algum tempo”, lembra.

O objectivo, recorde-se, é tornar “o trânsito mais fluído, mantendo-se a continuação da ciclovia já existente”, bem como “o alargamento de passeios que privilegiam o uso pedonal”.

“Espero que os barreirenses tenham mais esta paciência”

- PUB -

Rui Braga adianta que a Câmara irá informar devidamente os residentes daquela área do concelho, à semelhança de todo o comércio local, acerca das medidas que serão implementadas para diminuir os impactos provocados pela intervenção, dada “a importância que vai ter para o concelho”. Ainda assim, Rui Braga afirma que, “pessoalmente”, tem “uma grande expectativa sobre o resultado final, que vai requalificar uma zona de entrada do Barreiro, principalmente no acesso aos barcos da Soflusa”, destaca.

Entretanto e antes dos trabalhos se tornarem visíveis, Rui Braga refere que durante a reunião de parceiros realizada foram abordados “os constrangimentos e a circulação viária que vai ser feita durante as obras é aquela que minimiza os impactos” nos próximos meses. “Espero que os barreirenses tenham mais esta paciência”, sublinha, sobretudo por tratar-se de uma construção que considera trazer “grandes benefícios” para o concelho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -