27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalBarreiroCentro Hospitalar Barreiro Montijo investe 155 mil euros em equipamentos para Anatomia...

Centro Hospitalar Barreiro Montijo investe 155 mil euros em equipamentos para Anatomia Patológica

Aquisição de material coincide com reforço de médicos na instituição

 

- PUB -

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no âmbito da aposta na actualização tecnológica de diagnóstico e terapêutica “altamente especializada” em diversas áreas, anunciou ontem ter adquirido mais dois equipamentos para o Serviço de Anatomia Patológica, num investimento de 155 mil euros, ao abrigo do Programa Operacional Lisboa 2020.

De acordo com a instituição, os profissionais contam agora com um Sistema de Patologia Digital e um novo Montador Automático de Lâminas, que vai substituir um equipamento que se encontrava “tecnologicamente desactualizado”.

A Anatomia Patológica, recorde-se, consiste numa especialidade médica que “procede à análise morfológica de órgãos, tecidos e células, tendo como objectivo o diagnóstico de lesões, com implicações no tratamento e no prognóstico das doenças”, e na sua prevenção. A aquisição de um ‘scanner’ de lâminas possibilitará a digitalização das amostras, beneficiando a médio e longo prazo o fluxo daquele serviço, através do aumento da produtividade e permitindo o acesso à telemedicina.

- PUB -

Já o novo Montador Automático de Lâminas, que tem como função a colocação de lamela em todas as lâminas de vidro para estudo histológico e citológico, permitirá a observação microscópica, equipamento que auxiliará o técnico nesta função, possibilitando a automatização do processo e “libertando este profissional para outras actividades”.

Aos equipamentos adquiridos no âmbito da candidatura “Modernizar para Melhor Cuidar II”, que em Janeiro do ano passado autorizou a compra de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia, juntam-se agora um conjunto de outras duas dezenas de apetrechos que vão dotar o CHBM de melhores condições na prestação de cuidados de saúde.

Recorde-se que aquele Centro Hospitalar concluiu com “sucesso” as duas candidaturas submetidas anteriormente ao Programa Lisboa 2020, com a aquisição em 2017 de 18 equipamentos num montante de 790 mil euros, tendo comprado mais dois em 2018 para os serviços de Imagiologia e Ginecologia, num investimento de 149 mil euros.

- PUB -

Instituição celebra contratos com mais seis médicos

Entretanto, aquele Centro Hospitalar anunciou na última sexta-feira que acaba de celebrar contrato com mais seis médicos, para “melhorar a prestação de cuidados de saúde aos utentes” da sua área de influência.

O estabelecimento de saúde considera que poderá deste modo reforçar “a equipa já existente”, em resultado de um procedimento de contratação que permitirá “reforçar a actividade assistencial”, nas áreas de Cirurgia Geral e de Medicina Interna com “dois novos especialistas para cada” um dos serviços. Além destes, também as áreas de Ortopedia e de Radioterapia vão contar com mais um médico.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -