20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalSurto com 15 trabalhadores imigrantes infectados motiva reunião de emergência

Surto com 15 trabalhadores imigrantes infectados motiva reunião de emergência

Concelho tem 29 casos activos e 35 entidades reúnem sexta-feira para avaliar resposta à pandemia

 

- PUB -

Um surto com 15 trabalhadores imigrantes infectados pelo vírus que provoca a covid-19 foi identificado numa exploração agrícola na freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal e motivou a convocação, para sexta-feira, de uma reunião de emergência, revelou hoje o presidente da Câmara Municipal.

Segundo Vítor Proença, a reunião, que contará com a presença de 35 entidades, entre as quais a Autoridade de Saúde Pública local e o comandante distrital da Protecção Civil, servirá para “fazer o ponto da situação da pandemia no concelho e analisar cenários em caso de agravamento da situação”.

Os 15 infectados fazem parte de um grupo de 16 imigrantes, todos de nacionalidade nepalesa, que vivem juntos na mesma habitação e trabalham também juntos na mesma exploração agrícola, explicou à agência Lusa a delegada de saúde de Alcácer do Sal, Tamara Prokopenko.

- PUB -

“O primeiro caso foi detectado, no passado dia 04 de Novembro, no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal, quando um trabalhador apresentou sintomas e acusou positivo. Na sequência deste positivo identificámos os outros contactos e, no domingo, testámos 15 trabalhadores, dos quais 14 tiveram resultados positivos”, avançou.

O foco “está identificado” e os casos positivos “estão em confinamento obrigatório há vários dias”, indicou a delegada de saúde, que pediu o apoio da GNR “no sentido de fazer uma vigilância mais apertada ao grupo”.

O presidente da Câmara informou hoje que a autarquia promoveu a entrega de bens alimentares na casa dos trabalhadores e defendeu que a entidade patronal tem obrigação de apoiar o grupo. Clarisse Campo, do PS, concordou, inclusive com a reunião de emergência que vai ter lugar hoje, no Auditório Municipal.

- PUB -

Os restantes trabalhadores da empresa vivem numa outra casa e, de acordo com a Autoridade de Saúde loca, os testes de despiste do vírus iam ser alargados a “pelo menos 30 pessoas”.

Vítor Proença informou que o concelho contava ontem 29 casos de Covid activos. Na segunda feira os dados epidemiológicos indicavam 81 casos recuperados e um óbito.

Esterilização de gatos na comporta

Na reunião publica de hoje, a Câmara de Alcácer do Sal aprovou o pagamento de 5.177 euros à Associação Animais de Rua, para a conclusão do projecto de esterilização e Devolução de gatos, na Freguesia da Comporta.

Apoio Bombeiros de Alcácer recebem subsídio de 2.500 euros

O executivo municipal aprovou a atribuição de um subsídio extraordinário à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal (AHMBAS), no valor de 2.500 euros, para a associação pagar a reparação de um tractor e pintura de uma nova cisterna de transporte de água, que foi adquirida recentemente. A autarquia refere que este apoio “dá resposta à necessidade que a AHMBMAS tem de renovar a sua frota, que é essencial na actividade da corporação e no serviço à população”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -