19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraComeçaram as obras na Capela de São Sebastião em Sesimbra

Começaram as obras na Capela de São Sebastião em Sesimbra

Instalações actuais apresentam problemas de segurança estrutural e serão renovadas e dotadas de novos espaços. Obras têm prazo previsto de um ano

 

- PUB -

A última segunda-feira marcou o início da intervenção de reabilitação da Capela de São Sebastião, situada na vila de Sesimbra, que estará no terreno durante cerca de um ano. O somatório dos trabalhos está orçamentado em 800 mil euros, dos quais 225 mil beneficiam de uma comparticipação comunitária ao abrigo do programa PORTUGAL 2020, na sequência de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal e aprovada pelas entidades responsáveis, e o restante será suportado pelo município.

Para dar uma nova cara e melhores condições de segurança à capela situada junto ao cemitério da vila, a reabilitação engloba a consolidação estrutural das paredes e aplicação de novos revestimentos na nave e na capela, a reposição do arco em cantaria na capela, a colocação de uma cobertura em telha tradicional com o tecto interior em madeira, o restauro das cantarias do portal, do coro alto e dos cunhais, a colocação de novo pavimento e a edificação de uma nova capela mortuária junto ao edifício, que substituirá as instalações actuais, junto à Santa Casa da Misericórdia, no Largo 5 de Outubro. Nesta zona e na zona criada para a recepção será instalada uma área funerária alternativa com uma estrutura metálica ligeira e reversível e, no exterior, será instalada uma área de apoio logístico e um pequeno jardim com vista para a vila.

“O objetivo é devolver a dignidade a este imóvel simbólico e intimamente associado à história de Sesimbra, dando assim continuidade ao programa de recuperação do património edificado do concelho, dinamizado pela autarquia, que tem como exemplos a Fortaleza de Santiago, o Castelo de Sesimbra, a Casa do Bispo, a Moagem de Sampaio, a Casa da Água do Cabo Espichel ou o Aqueduto do Cabo, cuja obra está neste momento em curso”, assume a autarquia.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -