29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaHospital de Almada recebe inteligência artificial no diagnóstico da Covid-19

Hospital de Almada recebe inteligência artificial no diagnóstico da Covid-19

Equipamento vai ser testado por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

- PUB -

O Hospital Garcia de Orta vai receber, em fase de teste, o primeiro protótipo de utilização de inteligência artificial no diagnóstico do novo coronavírus analisando “ultrassonografias ao tórax” com recurso a técnicas de computação.

A opção pelo Hospital de Almada vem na sequência do mesmo já utilizar as ultrassonografias no estudo de doentes com Covid-19 para efeitos de investigação clínica.

Este equipamento, que vai ser testado por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), encaixa-se no projecto THOR, um dos 12 financiados pelo concurso AI 4 COVID-19, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

- PUB -

Trata-se de um projecto que resulta da colaboração entre o instituto do Porto, o Hospital Garcia de Orta, a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciência e a Nevarotech, e teve um financiamento de 240 mil euros e a duração de 24 a 36 meses.

“Mais tarde, o Hospital Garcia de Orta será também o local de instalação do protótipo para fases finais do projecto”, avança Filipe González, coordenador médico deste trabalho, que explica que a equipa médica “vai recrutar os doentes com Covid-19, dos quais serão colhidas, anotadas e tratadas as imagens e vídeos que servirão de substrato ao projecto de algoritmia e visão computacional”.

Segundo o INESC TEC, a utilização de ultrassonografias (exame de diagnóstico que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do organismo) ao tórax é “particularmente interessante no contexto da Covid-19 já que o sistema de ultrassom é portátil e possibilita uma utilização conveniente”.

- PUB -

Este método, intitulado ‘Point-of-Care Ultrasound -POCUS’, permite, através da “identificação do espessamento pleural e da presença de padrões característicos das linhas verticais na periferia do pulmão”, o diagnóstico da pneumonia viral associada “à maioria dos casos graves” de infecção pela Covid-19.

Miguel Coimbra, investigador do instituto do Porto, explica que o “uso desta técnica encontra-se limitado pela complexidade operacional de um exame de ultrassom”, isto porque o correcto posicionamento da sonda e a avaliação da imagem requerem “conhecimento especializado e formação diferenciada” para serem eficazes.

“Esta questão cria assim uma oportunidade para explorar o potencial da inteligência artificial, mais concretamente na visão computacional como um potenciador para a utilização do POCUS de forma massiva”, acrescenta Miguel Coimbra, também docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -