18 Janeiro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Hospital de Setúbal tem sete enfermeiros com Covid-19

Hospital de Setúbal tem sete enfermeiros com Covid-19

Casos mais recentes reportam a sete enfermeiras. Duas da Unidade de Cuidados Intensivos, cinco da Medicina Interna. Hospital garante operacionalidade

 

- PUB -

O Hospital de São Bernardo tem actualmente sete enfermeiras infectadas com Covid-19, segundo fontes próximas ao Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) indicaram a O SETUBALENSE. A administração do CHS não confirma este número, mas afirma que, embora as infecções por Covid-19 sejam recorrentes em profissionais de saúde, a operacionalidade dos serviços não foi afectada.

“Desde o início da pandemia já tivemos profissionais infectados, sem que tal inviabilizasse o funcionamento dos serviços”, refere a administração em nota.

Dos sete casos sobre os quais O SETUBALENSE tem conhecimento dois foram registados em enfermeiras da Unidade de Cuidados Intensivos. Uma destas profissionais contraiu o vírus fora do hospital e após rastreio em médicos, enfermeiros e auxiliares foi detectado o outro caso de Covid-19.

- PUB -

Quanto aos restantes cinco casos foram registados em enfermeiras a desempenhar funções no Serviço de Medicina Interna.

Recentemente, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) alertou para o facto de ser “cada vez mais difícil conter a transmissão da Covid-19 dentro dos hospitais, se não forem criados corredores de separação devidamente isolados e capacitados com equipamentos independentes”.

Embora a administração do Hospital de São Bernardo tenha criado áreas dedicadas ao atendimento de doentes urgentes, nomeadamente, o Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) de Adultos e Pediatria, “a separação total de doentes ainda não foi possível”, neste e nos outros hospitais da região, aponta o SMZS. “Até porque os hospitais não estão equipados com áreas RX unicamente destinadas a doentes Covid-19, por exemplo”.

- PUB -

Apesar destas dificuldades, o número de vagas disponíveis para internamento de casos Covid-19 no Hospital de São Bernardo passou de 26 camas afectas aos Serviços de Pneumologia e Infecciologia, para um total de 64. No Serviço de Gastroenterologia foram reservadas 15 camas e na Medicina Interna 23 camas.

Quanto aos doentes não Covid-19 são agora encaminhados para as especialidades médicas e cirúrgicas.

Casos do dia no concelho

 O relatório de situação epidemiológica publicado ontem pela Câmara Municipal de Setúbal contabiliza mais cinco óbitos no concelho por Covid-19, nas últimas 24h00. Registando-se agora um total de 58 mortes.

Quanto ao número de casos activos são 808, mais 24 em relação a terça-feira. Os recuperados são 1307 em relação a um total de 2173 casos registados desde o início da pandemia.

 

- PUB -

Mais populares

Covid-19 obriga Hospital de Setúbal a activar pela primeira vez nível vermelho de Crise ou Catástrofe

Administração assume em circular normativa que estrutura para atender infectados dá sinais de completa saturação   A administração do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, activou...

Apreendidos mais de 330 quilos de pescado em Sesimbra. Valor ultrapassa 4600 euros

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, por intermédio do Subdestacamento de Setúbal, apreendeu ontem mais de 300 quilos de pescado, em Sesimbra, numa...

Empresa de transportes da Área Metropolitana de Lisboa entra em funcionamento no dia 17

A empresa de Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que irá gerir o serviço de transporte rodoviário público na Área Metropolitana de Lisboa (AML), vai...
- PUB -