25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro vai instalar 90 postos de carregamento para veículos eléctricos

Barreiro vai instalar 90 postos de carregamento para veículos eléctricos

A Câmara do Barreiro vai instalar 90 postos de carregamento para veículos elétricos junto a zonas residenciais, em várias freguesias, para cobrir as necessidades da população e promover a sustentabilidade, anunciou hoje o município.

- PUB -

Em comunicado, o município, no distrito de Setúbal, refere que o Barreiro tem uma elevada densidade populacional e sofre com o impacto direto dos gases de veículos de combustão, com graves repercussões para a saúde das populações.

Nos últimos anos, é referido, a Câmara Municipal do Barreiro investiu cerca de 20 milhões de euros em projetos que promovem a sustentabilidade.

O vereador do Planeamento, Ordenamento do Território e Informação Geográfica, Rui Braga, citado na nota, diz que estes novos postos de abastecimento “vão ser instalados de forma equilibrada pelo concelho, junto a zonas residenciais, em vez das habituais zonas de passagem, sem nunca pôr em causa as condições de acessibilidade, mobilidade e estacionamento”.

- PUB -

“Estes equipamentos têm sensores de medição de temperatura da qualidade do ar, o que nos permite uma melhor monitorização deste importante aspeto para a cidade”, destaca.

Também o presidente da câmara, Frederico Rosa, sublinha que a “promoção de um planeta mais limpo e sustentável [se faz] com medidas concretas de promoção e utilização de energias limpas”.

O autarca lembra que esta medida vem juntar-se a outras já tomadas como a iluminação pública em LED, a renovação total da frota de autocarros para gás natural e a plantação de mais de 1.000 árvores em contexto urbano.

- PUB -

A medida vem também juntar-se, segundo Frederico Rosa, a “projetos de combate a ondas de calor ou fenómenos extremos, como a naturalização do escoamento de águas pluviais ou a resolução de pontos críticos rodoviários, através da eliminação de semaforização, criando novas centralidades com maior mobilidade e fluidez de tráfego”.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -