29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMutualista Nossa Senhora da Conceição comemora 148 anos com reconhecimento público e...

Mutualista Nossa Senhora da Conceição comemora 148 anos com reconhecimento público e inovação

Reforço do apoio à comunidade e novas soluções valeram à instituição uma distinção dos Prémios Saúde Sustentável 2020

A comemorar 148 anos de existência e de serviço público, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, Associação Mutualista do Montijo, tem inovado no trabalho que presta à população nestes tempos críticos de pandemia. Assim, tem redefinido processos de actuação, e encontrado soluções reconhecidas tanto a nível nacional como internacional.

- PUB -

Referindo-se ao “compromisso de prepara um futuro cada vez mais sustentável”, o presidente da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC), Pedro Santos, afirma a “vontade firme” da instituição de “servir todos cada vez melhor, apesar dos tempos atribulados que vivemos e do árduo trabalho e criatividade que são necessários para encontrar soluções para os problemas com que a instituição e os seus utentes se deparam todos os dias”.

Dentro da capacidade de inovar para combater a contaminação pela Covid-19, tem sido destacada a criação do Túnel de Descontaminação ou a Box das Emoções, que permite preservar os utentes do Lar e da Unidade de Cuidados Continuados. Ao mesmo tempo, a UMNSC “mais do que duplicou nos últimos meses o apoio social”, respondendo assim ao desafio proposto pela Segurança Social.

Do mesmo modo, procedeu ao “alargamento generalizado dos serviços de Apoio Domiciliário a toda a população que deles necessitassem, independentemente de serem utentes ou associados da instituição”.

- PUB -

O trabalhou durante este ano, mereceu-lhe não só reconhecimento como foi evidenciado pelo Prémio Saúde Sustentável 2020 em que a UMNSC se destacou na categoria Experiência do Cidadão.

“A distinção recebida pela nossa instituição nos Prémios Saúde Sustentável 2020 traduz-se numa honra e num orgulho enormes, mas, principalmente, num efectivo reforço do ânimo de todos os que lutam diariamente para acompanhar os utentes”, comenta Pedro Santos que entende esta distinção como “reconhecimento do esforço que é feito por todos os trabalhadores da Associação Mutualista, em todas as valências. É um prémio que queremos muito partilhar com os nossos associados, com todas as entidades que nos têm apoiado e com toda a comunidade montijense”.

O presidente da instituição destaca ainda que “este prémio tem maior importância em 2020, um ano ímpar nas nossas vidas e na história da instituição, que obrigou a União Mutualista a reinventar-se e a fazer um esforço enorme para poder continuar a acompanhar todos os seus utentes e associados”.

- PUB -

Resposta sociais desde a infância até aos idosos

Com cerca de 3 600 associados, a Mutualista do Montijo emprega directamente perto de 200 trabalhadores e presta serviços diários a mais de mil utentes de forma continuada, seguindo a sua missão de base que é “ajudar os mais vulneráveis e fortalecer, por essa via, toda a comunidade”, lê-se em comunicado da instituição.

A Associação Mutualista do Montijo, que começou por apoiar os funerais das famílias mais carenciadas, aquando da sua fundação, veio ganhando valências e tem hoje um papel transversal e estruturante na vida da comunidade, afirmando-se inclusivamente como “um dos mais importantes empregadores do concelho”.

Com valências que vão desde a primeira infância até aos serviços de Lar e Cuidados continuados, a UMNSC tem uma presença “cada vez mais forte e integrada” na vida da comunidade, que desde há muito “vem acompanhando e à qual responde, com serviços de elevada qualidade, às necessidades identificadas”.

Na área da Saúde, para além da Farmácia União Mutualista, onde “todos os associados beneficiam de descontos significativos”, a instituição tem uma unidade de Cuidados Continuados e, na Clínica da União Mutualista, disponibiliza “um vasto conjunto de especialidades médicas, exames de diagnóstico e serviços de enfermagem”.

“A clínica, cuja gestão foi recentemente assumida pelo Grupo Mello Saúde, garante padrões da mais elevada qualidade na prestação destes serviços, e mantém as condições preferenciais de acesso a todos os associados da União Mutualista”.

Referência no concelho do Montijo há mais de 50 anos, é a sua aposta na área da infância através da Casa da Criança, com as valências de Berçário, Cresce e Pré-Escolar. Também o Centro Infantil António Marques tem sido referenciado, este que desenvolve as mesmas valências, num equipamento de maiores dimensões e mais actual.

A todo este vasto leque de serviço público, juntam-se as valências mais direccionadas para a população sénior, as quais são asseguradas pelo Lar Montepio, Centro de Dia e pelo Serviço de Apoio Domiciliário. Figurando ainda entre as valências disponibilizadas a Casa Abrigo e o Centro Comunitário Mais Cidadão para as prestações de intervenção social assumidas pela mutualista do Montijo junto da comunidade.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -