26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroObras na urbanização dos Sete Portais continuam a provocar desacordo junto de...

Obras na urbanização dos Sete Portais continuam a provocar desacordo junto de moradores

Primeira fase do projecto concluída em Dezembro, com arranjo paisagístico a prolongar-se até Março

 

- PUB -

As obras que estão a decorrer no parque da urbanização de Sete Portais, na freguesia de Santo André, continuam a gerar desacordo junto de alguns residentes, na sequência da intervenção que o município barreirense está a realizar para a renovação daquele espaço verde, que já motivou uma petição pública com mais de uma centena de assinaturas e um abaixo-assinado dos moradores contra esta operação, que afirmam que criará “uma vala a céu aberto” no local.

Após um conjunto de queixas apresentadas pelos moradores em reuniões deste executivo e de uma visita do presidente do município Frederico Rosa ao local, acompanhado de técnicos camarários, o autarca considera que “a solução técnica que está a ser aplicada é a mais indicada”. O edil afirma ainda que “estamos convencidos” que a existir algum problema “não haverá ninguém que esteja à frente da câmara, que não fará aquilo que tiver que fazer para tornar a solução a melhor possível”, sendo “popular ou não”, frisou.
“É uma questão de coerência e de honestidade para com quem toma decisões, baseadas em muitos pareceres técnicos e em indicações do que se deve fazer”, destaca.

Em declarações a O SETUBALENSE, o vice-presidente da edilidade, João Pintassilgo, reconhece que possa ter havido “algum atraso na informação dada aos moradores do que a autarquia pretendia fazer neste local”, no entanto, “conseguimos recentemente esclarecer alguns residentes de que tudo o que diz respeito a drenagens pluviais e dentro daquilo que é possível e enquadrável, as mesmas não devem ser encanadas ou entubadas, e neste caso, estamos a falar de uma situação onde existe um declive de nove metros na drenagem pluvial”, que apenas tem por objectivo servir de “defesa àquilo que não sabemos quando é que pode vir a acontecer”.

- PUB -

O vereador responsável pela divisão de Águas e Saneamento, que tutela ainda a área do Ambiente e Espaços Verdes, acrescenta que as “denominadas cargas de água exigem uma intervenção de segurança futura numa zona que é um leito de cheia, sendo que a determinada altura decidimos colocar uma vala, que por estar numa área onde existe um declive grande, não pode ficar com terra à vista com ervas, tendo que levar um empedrado para que possa sustentar a água quando houver uma chuvada grande”, justifica.

Hugo Martins, um dos moradores que discorda da posição da autarquia e em carta aberta dirigida ao presidente, diz não acreditar que aquela seja “a melhor solução para o espaço”. Em causa, defende, está “uma necessidade de drenar as águas pluviais de uma grande área impermeabilizada e a impermeabilizar”, sendo este “o único motivo da realização desta obra”.

O morador refere na carta que a intervenção se traduz “em rasgar o jardim, de uma ponta à outra, com uma ‘pequena linha de água’, na realidade uma vala que chega a ter quatro a cinco metros de largura e dois a três metros de profundidade e ‘um pequeno lago’, que é uma bacia gigante com cerca de 10 metros de diâmetro”. Outro dos aspectos realçados no documento, prende-se com o facto do morador considerar “que se estavam a colocar perigos onde não existiam” e que essa era a maior preocupação, pois “a livre fruição do espaço por crianças mais pequenas fica comprometida”, sublinha, adiantando ser uma opinião subscrita por “aproximadamente 75% dos moradores”.

- PUB -

Conclusão dos trabalhos coincide com chegada da Primavera

O projecto municipal, recorde-se, contempla a fase hidráulica, que deverá estar “concluída até Dezembro” e, posteriormente, a fase de arranjo paisagístico, que prossegue até Março do próximo ano, coincidindo com a chegada da Primavera, altura do ano ideal para ser “plantada uma série de vegetação”, explica o vereador responsável.

A intervenção inclui medidas que têm por objectivo “a renaturalização do ciclo urbano de água, criando-se um espaço paisagisticamente interessante e vivo”, com a criação de um Parque Infantil no local, já que a vala terá “uma protecção física de aproximação das pessoas”, realça João Pintassilgo.

As acções apontadas pelo município preveem ainda “a realização de uma pequena linha de água – recuperando a função natural deste espaço, e de uma bacia de retenção –, um pequeno lago que se forma quando chove, devidamente dimensionados e protegidos”, com a integração “das valas e bacia, acrescentando-se um pomar, entre outros elementos, numa intervenção que se projectou de forma interdisciplinar”.

Refira-se que a este propósito, a autarquia lembrou que “não há, infelizmente, obras sem incómodos, mas estas em especial irão proporcionar um aumento substancial da qualidade de vida na zona”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -