18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalJanela Única Logística entra em actividade no Porto de Setúbal para aumentar...

Janela Única Logística entra em actividade no Porto de Setúbal para aumentar competitividade

Plataforma simboliza “um passo significativo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais seguros”

 

- PUB -

A Janela Única Logística (JUL), sistema que tem como objectivo melhorar o desempenho das diversas actividades portuárias no que diz respeito à competitividade, entrou na passada quinta-feira, 26 de Novembro, em funcionamento no Porto de Setúbal. Em comunicado, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) explicou que a entrada em produção da JUL simboliza “um passo significativo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais seguros”.

O projecto, que permite “a agilização dos procedimentos nas operações” do porto sadino, “é de extrema importância para o desenvolvimento da sua actividade, sendo o culminar de três anos de trabalho, onde se criaram procedimentos harmonizados para os portos nacionais”. No sentido de esclarecer “aspectos relacionados com o funcionamento, objectivos e vantagens decorrentes da utilização desta plataforma” antes da sua implementação, a APSS proporcionou a colaboradores e entidades externas, em Setembro, três sessões de formação.

A ferramenta, coordenada pela Associação dos Portos de Portugal, começa, assim, a funcionar no Porto de Setúbal passado pouco mais de um mês de entrar em vigor no Porto de Sines, onde arrancou a 19 de Outubro. De acordo com nota de Imprensa divulgada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve, este passo “é o culminar de mais de dois anos de trabalho conjunto dos vários stakeholders do sector marítimo-portuário nacional”.

- PUB -

Ao surgir do “alargamento da Janela Única Portuária a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas”, a JUL contribui “para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte”. Engloba, portanto, “os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos”.

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -