25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijenses criticam traça arquitectónica do B&B Hotel mas aplaudem investimento

Montijenses criticam traça arquitectónica do B&B Hotel mas aplaudem investimento

Há quem diga que parece um pombal e quem o compare a uma prisão. No entanto, o serviço é visto como mais-valia

 

- PUB -

O negro domina a fachada e contrasta com o verde das plantas do outro lado da estrada. O Sol aberto reluz nos plátanos frondosos do parque municipal “pintados de castanho” neste final de estação. E o barulho, de quando em vez, da maquinaria, com uma grua a auxiliar nos últimos preparos exteriores, faz despertar ainda mais para a silhueta imponente do novo B&B Montijo Hotel e abafa o pio das espécies voadoras que por ali habitam, na Avenida João XXIII. Está para breve a inauguração da segunda unidade hoteleira da cidade.

Trata-se de um Bed & Breakfast de três estrelas, com quatro pisos e capacidade para 112 quartos, cujo investimento global previsto foi de 5,5 milhões de euros.

A obra foi lançada em 18 de Outubro de 2019 e, por fora, na manhã desta última quarta-feira notava-se a intensificação dos trabalhos de construção, que aparentam estar quase concluídos.

- PUB -

A movimentação na rua era fraca. As pessoas só iam surgindo, muito espaçadamente, a conta-gotas. O trânsito automóvel tem estado cortado naquela artéria. E dois agentes da polícia monitorizavam o local.

Mas, a apenas escassos metros de distância, formavam-se filas à porta de uma dependência bancária ali situada. O acesso ao multibanco mesmo ao lado, num espaço interior contíguo, era maior mas também mais dinâmico. Tempos de pandemia…

Quem por ali passa não fica indiferente ao ritmo da empreitada. E muito menos ao aspecto do novo edifício. A traça moderna do edifício não mereceu elogios de quem por ali calcorreava as calçadas pedonais, ao contrário do investimento prestes a reforçar serviços no centro da cidade, visto com bons olhos.

- PUB -

Joaquim Grave, 68 anos, deteve-se na esquina da Avenida D. Afonso Henriques, para onde o futuro hotel se prolonga, a seguir os trabalhos. E a primeira impressão sobre o resultado (quase) final do futuro hotel ficou longe de o seduzir.

“Esteticamente, para mim, está mal. Retira a beleza arquitectónica do prédio antigo. Agora, parece quase um pombal. É um edifício moderno, mas não sou a favor desta arquitectura”, disse. O sexagenário considera que a nova unidade hoteleira é, no entanto, “benéfica para a cidade”, desde logo porque até “traz mais emprego”.

Menos confiante mostrou-se Ana Maria, 70 anos, que também usou uma analogia para definir a imagem do equipamento. “Parece uma prisão. Não gosto. Acho que não fica bem aqui, em termos estéticos.”

E o serviço hoteleiro também “não parece” que possa vir a ser uma mais-valia. Até porque, já “há um outro hotel mais acima [a umas dezenas de metros]”. A não ser que “o turismo venha a aumentar muito”, ressalvou. “Mas não estou a ver isso para o Montijo”, atirou, com desconfiança.

“Mamarracho” já meteu mais medo

Sentado num dos bancos que circundam o parque municipal, junto à Avenida João XXIII, encontrava-se António Moreira. O homem de 84 anos tinha acabado de dar descanso às pernas e trocava dois dedos de conversa com um compincha, que preferiu não comentar a obra. António Moreira, não. Solícito e bem informado sobre o investimento, ajeitou a máscara preta que até então lhe descobria o nariz, e atirou de rompante: “Olhe, parece um mamarracho. Mas já está melhorzinho. Ao princípio até metia medo. Podia ser uma coisa mais engraçada, não tão escuro.” Mas, claro está, o hotel “é bom para a cidade”. O Montijo precisa de mais oferta hoteleira. “Está ali um outro hotel, mas, segundo dizem, está sempre cheio”, justificou.

Satisfeito com a obra mostrou-se Fausto Alves, 70 anos, por mais do que uma razão. “Sou, praticamente, o único que vivo neste [lado do] quarteirão. Agora vou ter mais vizinhos”, revelou, por entre sorrisos. E, sem fugir ao mesmo registo de boa disposição, avançou: “Estou à espera que me convidem para a inauguração, como vizinho.” O novo edifício parece-lhe bem, apesar de não estar imune a um reparo semelhante a outros. “Olhando, parece que não se enquadra bem na paisagem. Mas está melhor do que estava, isto era um prédio em ruínas.”

O investimento, reconheceu, é mais “um bom serviço” para o Montijo, contudo a comparação com a unidade hoteleira vizinha também não lhe escapou. “Nos bons tempos, o outro hotel estava sempre cheio. Agora…”, frisou, num misto de esperança e incerteza face aos efeitos causados pela pandemia no sector do turismo.

Os plátanos frondosos é que nem com o Sol sorridente conseguem iluminar os dias a Fausto Alves. Por esta altura do ano, não há mãos a medir para apanhar a folhagem acastanhada, alerta o vizinho do futuro hotel. “Vão ter é muito trabalho a limpar as folhas que irão lá parar, como eu na minha casa”, concluiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -