29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaReflexão sobre deficiência aponta a arte como instrumento de cooperação no apoio...

Reflexão sobre deficiência aponta a arte como instrumento de cooperação no apoio à inclusão

Encontro junta instituições e volta a analisar importância de repensar estratégias

 

- PUB -

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assinalado na última semana no concelho da Moita, com a realização do II Encontro de Partilha e Reflexão sobre a Deficiência, nas instalações do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, juntou naquele equipamento vários representantes de diversas instituições concelhias que têm por objectivo “contribuir para uma maior compreensão sobre os assuntos” relacionados com esta temática, através do incentivo à reflexão e à promoção da inclusão.

No encontro, foi dado espaço aos próprios e aos cuidadores informais “para que expressassem o que sentem, o que pensam e o que efectivamente necessitam, partilhando os seus testemunhos e experiência”.

Após um primeiro momento, que incluiu a I Mostra de Cinema temático – com a exibição de duas curtas-metragens realizadas por Mário Ventura e Rodrigo Tavares –, a iniciativa debruçou-se na reflexão conjunta “Conversas e Olhares sobre a Deficiência”.

- PUB -

Neste painel, ficou assente que a arte se apresenta “como instrumento de cooperação para apoio à inclusão” e contributo ao desenvolvimento do conhecimento da deficiência, sendo uma “ferramenta fundamental para transformar a realidade”, numa mudança que pretende alcançar uma “sociedade mais justa e igualitária”.

Dinamizado por Vivina Nunes, vereadora responsável pelos Assuntos Sociais do município, o debate contou ainda com a presença de alguns pais e cuidadores informais. “Os testemunhos e experiência partilhada pelos presentes são fundamentais para uma efectiva inclusão das pessoas com deficiência” e, de forma sustentada, crítica e ponderada, contribuíram para que “sejam repensados caminhos e estratégias que conduzam à criação de respostas efectivas a nível local e a nível nacional”, destaca a autarquia, com vista à “manutenção dos direitos” destas pessoas e daqueles que as apoiam.

Também a temática da sexualidade, dos afectos e dos sentimentos foi apontada como “relevante para o entendimento e busca de respostas que permitam salvaguardar esta dimensão”, concluindo-se que no futuro próximo “deverão ser dinamizadas acções de parceria com convite a especialistas nesta e noutras matérias”, de modo a fomentar encontros sectoriais com maior regularidade.

- PUB -

A temática dos cuidadores informais e a efectividade dos apoios decorrentes do estatuto recentemente criado, foi um dos assuntos analisados, enquanto resposta para os que diariamente trabalham nesta área de intervenção.

Instituições são garante de qualidade de vida

Ao longo da sessão foi ainda apontado como “importante”, a realização de encontros de trabalho com as instituições sedeadas na região e com a Associação Nacional de Cuidadores Informais, para a construção de respostas adequadas, perspetivando-se a sua concretização no âmbito do Conselho Local de Acção Social da Moita (CLASM). Na altura, foram ainda valorizadas as instituições existentes no território, classificadas como “estruturantes e decisivas para a qualidade de vida das pessoas com deficiência e das suas famílias”.

A iniciativa promovida contou com a colaboração da Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Moita e Barreiro (CERCIMB), da Cooperativa de Solidariedade Social RUMO, da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, da Persona e da Raríssimas – Casa dos Marcos.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -