19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCiclo sobre saúde mental vai lançar debates nas cinco freguesias setubalenses

Ciclo sobre saúde mental vai lançar debates nas cinco freguesias setubalenses

A pandemia não se fica apenas pela infecção da Covid-19, pode atacar também ao nível do equilíbrio mental com um quadro de ansiedade e pânico

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal vai organizar, em Janeiro, um ciclo de debates sobre ansiedade, ataques de pânico e o efeito da pandemia na saúde mental, ciclo este que vai passar pelas cinco freguesias do concelho.

Os debates são dirigidos a pessoas entre os 13 e os 35 anos de idade, numa organização da Divisão de Juventude da autarquia, cujas sessões vão ser repartidas pela União das Freguesias de Setúbal e pelas juntas de freguesia de São Sebastião, de Azeitão, do Sado e de Pontes-Gâmbia-Alto da Guerra.

Assim, durante duas horas por sessão, as temáticas da saúde mental vão estar em discussão no que concerne às áreas como ataques de pânico, crises de ansiedade e depressão e estigma associado à toma de medicamentos do foro psiquiátrico e bullying, além de perturbações associadas à pandemia.

- PUB -

“Cada encontro conta com um painel de dois oradores, representantes de grupos formais e informais, cuja área de trabalho ou intervenção se enquadra na temática da saúde mental, deixando ainda espaço para a participação activa dos jovens e para a desmistificação dos estigmas que envolvem as perturbações mentais”, refere a autarquia em comunicado.

A autora do blogue “A Minha Mente”, Joana Lima, a psicóloga clínica Beatriz Franco e o psiquiatra do Centro Hospitalar de Setúbal Pedro Afonso são os oradores escolhidos para o ciclo de debates.

A participação obriga a inscrições obrigatórias, que podem ser concretizadas a partir de hoje na página https://tinyurl.com/ciclodebates2021.

- PUB -

A iniciativa municipal tem início a 16 de Janeiro, às 10h00, no Rancho Folclórico de Praias do Sado. A segunda sessão decorre no mesmo dia, a partir das 14h00, na sede da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

No dia 17, às 10h00, o debate decorre no Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão.

O ciclo de debates termina no dia 23, com sessões no Centro Multicultural, a partir das 10h00, e na Casa da Baía, às 14h00.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -