28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesPorto de Sines estima crescimento de 10% na carga contentorizada este ano

Porto de Sines estima crescimento de 10% na carga contentorizada este ano

O presidente do conselho de administração do Porto de Sines, José Luís Cacho, estimou hoje um crescimento de cerca de 10% na carga contentorizada em 2020, apesar das dificuldades criadas pela pandemia de covid-19.

- PUB -

“Por termos sabido resistir, vamos crescer perto de 10% na carga contentorizada, a que somaremos outros resultados positivos também”, perspetivou José Luís Cacho, citado num comunicado, por ocasião do 43.º aniversário da Administração do Porto de Sines (APS), no distrito de Setúbal, que se assinalou na segunda-feira.

No comunicado, o presidente da APS, faz um balanço do desempenho do principal porto do país em 2020, apesar das “dificuldades vividas” ao longo do ano, realçando a “resistência” e a capacidade de adaptação da infraestrutura portuária com o lançamento de vários projetos.

“Resistimos, associando-nos aos principais portos do mundo na resiliência face à pandemia, a expansão do Terminal XXI foi adjudicada, arrancou a Janela Única Logística (JUL), prosseguem as obras de requalificação no ramal ferroviário do Porto de Sines”, exemplificou.

- PUB -

Além destes projetos, em curso no Porto de Sines, José Luís Cacho destacou ainda “o lançamento de dois concursos públicos para a modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul” e a apresentação do Plano Estratégico 2020-2030 que, no seu entender, “sinaliza uma mudança de peso no rumo a tomar na próxima década”.

Uma “resistência essencial para que esta importante infraestrutura portuária nacional consiga “avançar”, afirmou o presidente da administração portuária, que olha para a descarbonização da economia como um desafio.

“As alterações climáticas bateram-nos à porta com fragor, a descarbonização da economia avança inexoravelmente, tendo a energia um peso significativo no Porto de Sines. É evidente a imperiosa necessidade de nos adaptarmos, procurando novos caminhos”, lê-se no comunicado.

- PUB -

No balanço das iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, o presidente da APS realçou ainda “os gestos de solidariedade ativa” em que foram parceiros e a “integração da CPLS [Comunidade Portuária e Logística de Sines] no projeto europeu PLANET”, evidenciando a “determinação para vencer os desafios que se colocarão no próximo ano”.

A APS foi criada a 14 de dezembro de 1977 com a vocação de centro dinamizador do pólo de desenvolvimento da área de Sines, tornando-se numa infraestrutura portuária internacional que, ao longo dos 43 anos de existência, já recebeu mais de 50 mil navios e movimentou mais de mil milhões de toneladas em todos os terminais portuários.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -