27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalAs “Contradições da Cor” do tatuador mais antigo de Setúbal

As “Contradições da Cor” do tatuador mais antigo de Setúbal

Exposição visa retratar a “personalidade” das pessoas, para incentivar “sentimentos”

Hélder Oliveira, o homem que há mais tempo tatua em Setúbal, apresenta na Casa da Cultura, até dia 7 de Janeiro, a exposição “Contradições da Cor”.

- PUB -

A colecção começou em 2005, disse o artista sadino a O SETUBALENSE, e iniciou-se quando “em vez de pintar caras” começou a “pintar a personalidade e a força das pessoas”.

“Em vez de caras experimentei caveiras e avatares”, explicou.

Com a sua profissão bastante afectada pela pandemia, Hélder Oliveira admite que a pandemia “teve um grande impacto” no seu trabalho, visto que foi a altura em que mais pintou. “O confinamento obrigou-me a pintar mais para uma colecção que estava há muito tempo por concluir. A maioria dos trabalhos foi feita para esta exposição, mas talvez para o ano pinte Setúbal, ainda não sei”, revelou.

- PUB -

Sobre a experiência de pintar personalidades em vez de caras, numa perspectiva de “incentivar sentimentos e interpretações”, acrescenta que a contradição de que fala está na “fantasia de ao olhar para um quadro, ir-se ‘buscar’ o sentimento da pessoa”. “Não se vai olhar para a cara, detalhe ou movimento, mas sim para personalidade de cada um. Acaba por ser diferente, mais intrigante e acho que as pessoas vão acabar por gostar”, disse.

E esta contradição está ainda nas cores e na “força” destas. “A contradição da cor é uma forma de dizer às pessoas que não é no desenho que está mesmo o resultado final, é na cor. E se o verde não dá com o azul, há aí uma contradição”, frisou.

- PUB -

“Contradições da Cor” esta em exposição na sala da Associação de Artistas Plásticos de Setúbal (Artiset), cuja presidente, Margarida Rodrigues, disse a O SETUBALENSE que Hélder Oliveira “tem um trabalho com muita qualidade, muito bom”.

“Além de tatuador é muito talentoso na área das artes plásticas e estamos a promovê-lo porque achamos que merece essa oportunidade. E em temos de pandemia convém promover o trabalho. Ele é nosso associado e nós somos uma associação que quer promover as artes plásticas na região, tendo inclusivamente parcerias com escolas e instituições. Temos uma grande dinâmica”, finalizou.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -