26 Fevereiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Seixal Nem mesmo a Covid-19 impede o Pai Natal de viajar pelas seis...

Nem mesmo a Covid-19 impede o Pai Natal de viajar pelas seis freguesias do Seixal

Mesmo com menos festa, o Seixal faz passar o Natal pelas suas várias freguesias. Para receber 2021, há música e fogo-de-artifício

 

- PUB -

O Município do Seixal começou este ano a festejar o Natal mais tarde e sem a Aldeia de Natal, que era costumeira no núcleo antigo do concelho. Mas, mesmo em tempo de pandemia da Covid-19, com a segurança que esta obriga, até 10 de Janeiro estão previstas várias iniciativas para manter a tradição natalícia presente e viva.

“Apesar de todas as limitações a que estamos sujeitos, queremos que os nossos munícipes possam viver a magia do Natal e celebrar o início de 2021, pelo que preparámos um conjunto de iniciativas que terão em conta todas as regras de segurança e que levarão bastante alegria à porta de casa de cada um”, diz o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.

O “Natal Está à Sua Porta” é o nome da iniciativa que arrancou no passado dia 19 de Dezembro, estende-se até 6 de Janeiro, e vai passar pelas seis freguesias do concelho. Esta consiste na instalação da tradicional decoração e iluminação natalícia, “permitindo preencher os espaços públicos de luz e de cor”, refere comunicado emitido pela autarquia.

- PUB -

Do programa consta o Autocarro do Pai Natal que “irá percorrer as ruas, espalhando a magia e os sons próprios desta época festiva em especial junto dos mais novos”. Por fim, mantém-se o Mercado de Natal que está a decorrer até 10 de Janeiro, no núcleo urbano antigo do Seixal, consistindo na exposição e venda de artesanato e produtos alimentares tradicionais.

O percurso do Autocarro do Pai Natal vai passar pela União das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires no dia amanhã, das 16h15 às 20h00, nos dias 25 de Dezembro, 27 de Dezembro, 1 e 3 de Janeiro, entre as 17h00 e as 20h00.

Em Amora vai passar a 24 de Dezembro, das 10h00 às 13h00, e a 26 de Dezembro. No último dia do ano e depois a 6 de Janeiro, será sempre entre as 17h00 e as 20h00.
Por Fernão Ferro o autocarro natalício passa hoje, terça-feira, e 30 de Dezembro entre as 17h e as 20h00.

- PUB -

Corroios está também no percurso do Pai Natal que vai passar a 29 de Dezembro, das 14h00 às 17h00. E ainda nos dias 20 e 24 deste mês e no sábado 2 de Janeiro, das 17h00 às 20h00.

Para despedida deste atípico ano 2020, para 31 de Dezembro está marcada a festa de passagem de ano, com muita música e fogo-de-artifício quando soarem as 12 badaladas. Indica a autarquia que estão programados quatro espectáculos musicais itinerantes, um para cada freguesia, que “prometem uma grande animação e ritmo rumo ao momento que marcará a transição para o Novo Ano, o qual será assinalado com um espectáculo de fogo de artifício em cada uma das seis freguesias”.

Insistir para que o hospital não seja esquecido

Entretanto, no passado sábado, realizou-se a iniciativa “Mais Um Natal sem Hospital no Seixal”, que este ano foi online na página de Facebook da Câmara do Seixal, com a actuação de vários artistas locais e nacionais. Esta é uma iniciativa que, para além de festejar o Natal, há anos que vem relembrado aos vários governos do País da vontade da população e autarcas em ter um hospital no concelho.

Antes da iniciativa deste ano, afirmava o presidente Joaquim Santos que “vamos realizar mais uma vez esta iniciativa para relembrar a luta que dura há quase 20 anos pela construção do hospital no concelho, uma reivindicação justa da população, Comissão de Utentes de Saúde, órgãos autárquicos e Plataforma Juntos pelo Hospital”. E acrescentava: “Numa altura de pandemia como a que vivemos, fica ainda mais evidente a real necessidade de construção deste equipamento que em muito iria ajudar os munícipes do concelho e as populações dos concelhos vizinhos”.

- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -