29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroBarreiro. Deputados querem sessões com tradução gestual ou legendas

Barreiro. Deputados querem sessões com tradução gestual ou legendas

Moção sobre medidas a implementar foi aprovada por unanimidade

 

- PUB -

Com vista a garantir a existência de tradutores de Língua Gestual Portuguesa ou a utilização de legendas que possam ser geradas através de programas de forma automática, nas suas sessões, a Assembleia Municipal do Barreiro aprovou recentemente, por unanimidade, uma moção que alerta para esta necessidade.

O documento teve em conta a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que defende que os Estados devem garantir a estes cidadãos que possam exercer os seus “direitos políticos e a oportunidade de os gozarem, em condições de igualdade com as demais pessoas”, afiançando que os procedimentos de eleição, instalações e materiais “são apropriados, acessíveis e fáceis de compreender e utilizar”.

Na referida moção, os deputados barreirenses saúdam a passagem do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa – assinalado no passado dia 15 de Novembro –, e todas as pessoas surdas, tendo defendido a implementação de medidas que “permitam cumprir o direito a autonomia e autodeterminação” daquela comunidade.

- PUB -

O órgão recorda ainda que as reuniões da Assembleia, que continuam a ser realizadas em regime misto (online e presencial) e que são transmitidas em directo nos canais institucionais do município, servem para a aprovação de documentos de “extrema importância para o funcionamento da autarquia”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -