27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSinesMaioria socialista faz passar orçamento na Assembleia Municipal

Maioria socialista faz passar orçamento na Assembleia Municipal

CDU e movimento independente Sines Interessa Mais votaram contra documento previsional que ascende a 46,9 milhões de euros

 

- PUB -

A Assembleia Municipal de Sines aprovou um orçamento de 46,9 milhões de euros para 2021, menos 160 mil euros do que o deste ano, dos quais 20,5 milhões ficam alocados à realização de investimentos. As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2021 foram aprovados por maioria na Assembleia Municipal, com os votos a favor do PS. Votaram contra a CDU e o movimento independente Sines Interessa Mais (SIM).

Na Câmara Municipal, os documento previsionais já haviam passado com os votos a favor do PS e a abstenção do movimento SIM.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, explicou que se trata de “um orçamento de continuidade, mas diferente dos anos anteriores porque foi condicionado pela pandemia” da Covid-19.

- PUB -

“O Orçamento Municipal sofreu [com a pandemia] uma vez que não foi possível concretizar tudo aquilo que prevíamos. No entanto, há intenção de concretização de um conjunto de investimentos importantes, superiores a 20 milhões de euros, alguns deles adjudicados ou consignados ainda este ano”, frisou.

Entre os projectos municipais “com potencial para alavancar a economia local” estão a requalificação e expansão nascente da Zona Industrial Ligeira (ZIL) 2, assim como a qualificação das ruas 01 e 02, no valor de quatro milhões de euros, “que terá início em Janeiro” do próximo ano.

Na reabilitação urbana, a Câmara Municipal, de maioria socialista, irá prosseguir a execução de obras estruturantes, com destaque para a requalificação da Rua Marquês de Pombal, a requalificação da Praça da República, “que também já tem o visto do Tribunal de Contas (TdC)”, e a reabilitação do Parque de Merendas.

- PUB -

Em 2021 “vamos avançar com a primeira fase de reabilitação do Parque de Merendas, que inclui a requalificação da zona do Lavadouros, e do Jardim das Descobertas, cuja obra vai ter início no primeiro trimestre de 2021, com a requalificação de toda a componente dos ‘jogos de água’ e dos repuxos”, avançou.

“Continuarão a ser realizadas obras de proximidade e de valorização do espaço público, incluindo nesse domínio as intervenções na Rua Pedro Álvares Cabral e nas rotundas da entrada de Sines”, acrescentou.

Para o próximo ano está prevista a construção de um novo reservatório de água em Monte Chãos (5.000 metros cúbicos), com “o objectivo de reforçar a capacidade de abastecimento da cidade de Sines”, assim como a execução da primeira fase da operação de qualificação e valorização do Canto Mosqueiro (mais de 400 mil euros) e suporte à visitação da Costa do Norte.

O Programa de Dinamização do Comércio Local “vai ter uma verba significativa neste orçamento para permitir o apoio a todo o comércio local, com um conjunto de incentivos importantes para fazer face aos reflexos que a pandemia teve em toda a dinâmica do concelho”, indicou.

“Sines faz sempre uma forte aposta na promoção cultural e desportiva que tem reflexos directos na economia local. Não existindo esse tipo de eventos houve uma baixa significativa nas receitas do pequeno comércio e por isso queremos encontrar alternativas que permitam ajudar os pequenos comerciantes e empresas a ultrapassar as dificuldades”, realçou o autarca.

Investimento em novos equipamentos 

Nas áreas social e da educação, serão concluídas as obras da requalificação da Escola Básica n.º 2, situada na Quinta dos Passarinhos, e do Centro de Dia de Porto Covo, no valor de 900 mil euros.

A autarquia pretende ainda desenvolver, em 2021, “grande parte dos novos equipamentos que irão enriquecer a Rota do Património da cidade”, como o Centro Recreativo Sineense (que acolherá o futuro posto de turismo), o Observatório do Mar (que se instalará nos antigos Armazéns da Ribeira), no valor 2,8 milhões de euros, e a reserva arqueológica subaquática.

“Já foram adjudicados os trabalhos para algumas sondagens [subaquáticas] junto à zona da fábrica da EDP [em São Torpes], onde foram detectados uma série de achados arqueológicos. É um projecto que vai ter várias fases, mas queremos terminar estes trabalhos antes da conclusão da obra do Observatório do Mar para permitir a exposição de alguns desses objectos”, explicou.

Em comunicado, a autarquia avanca que eventos como o “Festival Músicas do Mundo, elemento central de toda a programação cultural e turística, e as Tasquinhas são para manter”, além do Festival de Grandes Veleiros que “ficou por concretizar” este ano.

“Para a recuperação económica local a partir de 2021, prevê a autarquia que venham a contribuir, entre outros, os projectos de ampliação e reconversão previstos para o Porto de Sines, a criação em Sines de um “hub” digital associado ao cabo submarino, mas também investimentos de iniciativa municipal”, concluiu.

HYN // MLS / Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -