9 Março 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Moita Dois surtos de Covid-19 na Misericórdia de Alhos Vedros

Dois surtos de Covid-19 na Misericórdia de Alhos Vedros

Valências de lar e cuidados continuados totalizam 86 infectados. Ao todo, há a lamentar cinco mortes. Três utentes hospitalizados

 

- PUB -

Estão confirmados 68 casos de Covid-19 entre utentes e funcionários do Lar Pedro Rodrigues da Costa, da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, concelho da Moita. Dois dos residentes estão hospitalizados e o primeiro utente diagnosticado com a doença acabou por falecer (com outros problemas clínicos associados). Tinha 84 anos.

A informação sobre o surto foi avancada pela SIC e confirmada pelo provedor da Misericórdia de Alhos Vedros, Miguel Canudo, à estação televisiva.

Na sequência do primeiro caso, detectado no passado dia 30, todos os residentes e funcionários do lar foram testados. Os resultados, segundo Miguel Canudo, revelaram que “48 utentes” e “20 trabalhadores” estavam positivos. Para já, adiantou o provedor, os idosos apresentam sintomas ligeiros. Dois dos utentes estão hospitalizados.

- PUB -

Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, também em declarações à estação de Carnaxide, salientou como a doença pode ser silenciosa.

O surto, afirmou o autarca, “foi surpreendente, porque os trabalhadores foram testados recentemente e estavam todos negativos”. “Surgiu inesperadamente”, lamentou, ao mesmo tempo que admitiu que foram accionadas medidas preventivas de emergência, como a disponibilização de camas.

A partir de segunda-feira começam a chegar a este lar elementos de uma brigada, composta por oito trabalhadores, para apoiar o funcionamento do equipamento, adiantou Miguel Canudo.

- PUB -

Mas este não foi o primeiro surto de Covid-19 em instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros. De acordo com a SIC, há sete semanas a doença já havia atingido uma unidade de cuidados continuados daquela Misericórdia, tendo sido detectadas 18 pessoas infectadas (entre utentes e funcionários). Um utente teve de ser hospitalizado e houve ainda quatro mortes a lamentar.

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

ANAC recusa-se a fazer apreciação ao aeroporto do Montijo sem parecer favorável de todos os municípios

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, solicitada...
- PUB -