27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraDocapesca investe M€1,2 em edifícios de apoio à pesca do cerco

Docapesca investe M€1,2 em edifícios de apoio à pesca do cerco

Edifícios destinam-se à trasfega, preparação e encaminhamento do pescado para a lota de Sesimbra

 

- PUB -

A Docapesca lançou um concurso para a construção de dois edifícios de apoio à pesca do cerco em Sesimbra, com um preço base de 1,2 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Segundo um comunicado da Docapesca, tutelada pelo Ministério do Mar, os dois edifícios destinam-se à trasfega, preparação e encaminhamento do pescado para a lota de Sesimbra.

De acordo com o concurso público, serão construídos dois edifícios independentes: o pavilhão da lota do cerco e o pavilhão da escolha e acondicionamento de pescado, com uma área global de construção de 2 950 metros quadrados.

- PUB -

As obras a concurso incluem também a construção de instalações sanitárias, portaria e controlo de acesso, bem como os balneários de apoio à portaria, um cais elevado para carga de camiões TIR, a pavimentação do arruamento, uma plataforma de acesso pedonal para visualização do interior da nave do cerco e alpendre na frente de cais marítimo.

A Docapesca salienta ainda que será construída uma pala com 4,5 metros de altura sobre o arruamento que divide os dois pavilhões, “para protecção do percurso do pescado, evitando a sua contaminação pela chuva ou dejectos de aves”.

Em 2020, Sesimbra foi o maior porto de pesca do continente no que diz respeito ao volume de pescado transaccionado e foi também onde se transaccionou o maior volume proveniente da pesca do cerco.

- PUB -

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo atualmente de 22 lotas.

GR // MLS / Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -