19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaJunta de Freguesia da Costa de Caparica reforça competências próprias

Junta de Freguesia da Costa de Caparica reforça competências próprias

Ao fim de seis anos de reivindicação, a Junta de Freguesia da Costa de Caparica conseguiu muscular a sua área de intervenção

 

- PUB -

A Junta de Freguesia da Costa de Caparica acabou de acrescentar mais competências à sua área de acção na cidade. O protocolo do auto de transferência de recursos para o exercício das competências próprias delegáveis entre a Câmara Municipal de Almada e a junta foi assinado na passada terça-feira.

O acto de assinatura decorreu durante a manhã, na sede da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, entre o seu presidente, José Ricardo Martins, e a vereadora Francisca Parreira, que confirmaram o documento que dá forma às novas competências que agora passam da Câmara Municipal para a junta, no âmbito do Decreto-Lei 57/2019, de 30 de Abril. Na mesma ocasião, foram também celebrados novos contratos inter-administrativos.

Para José Ricardo Martins este reforço de competências e meios “é importante para servir a população com a política de proximidade exigida diariamente ao Poder Local”, ao mesmo tempo apontou o momento da chancela do auto de transferência de recursos como resultado de “seis anos de contínua reivindicação do executivo”.

- PUB -

Campanha ajuda jovem Ivo

Entretanto, o executivo da Junta de Freguesia da Costa de Caparica apontou como “coroada de sucesso” a campanha “Toneladas de Ajuda” criada para dar mais mobilidade, no dia-a-dia, ao jovem Ivo, a qual consistiu na aquisição de um equipamento especial.

Tratou-se de uma motivação solidária promovida pela junta de freguesia em parceria com a empresa Amarsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas e Câmara Municipal de Almada.

- PUB -

Esta campanha solidária, a primeira desenvolvida entre a Amarsul e a Junta de Freguesia da Costa de Caparica, “foi possível graças ao envolvimento da população e comerciantes locais, que se aliaram a esta causa solidária, mas também amiga do ambiente”, refere o executivo da autarquia. A participação consistiu em depositar plástico e papel nos Eco-bags colocados no interior do Quartel da Costa de Caparica dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

O valor do material reciclado, que permitiu ajudar o Ivo foi de 1 444 euros, e foi ‘transformado’ na aquisição de um equipamento Standing Frame Móvel, que foi entregue ao jovem caparicano, com paralisia cerebral, na passada sexta-feira numa cerimónia simbólica que decorreu na secção da Costa de Caparica da mesma corporação.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -