6 Março 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Alcácer do Sal Número de infectados em Alcácer do sal dispara para 250 após o...

Número de infectados em Alcácer do sal dispara para 250 após o Natal

Concelho passou de 25 para 250 casos. Vacinação nos lares já está a decorrer

O número de casos activos de Covid-19 aumentou exponencialmente no concelho de Alcácer do Sal, após o período do Natal, tendo passado de 25 casos para os 250 registados oficialmente na quarta-feira, informou ontem o presidente da autarquia.

- PUB -

“A situação está descontrolada”, apesar do “trabalho sério” da Autoridade Local de Saúde do Litoral Alentejano e da colaboração do município, disse Vitor Proença (CDU) que aproveitou a reunião do executivo municipal para fazer um ponto da situação da vacinação nos lares do concelho. O processo está em curso, tendo sido inoculados já na quarta-feira todos os idosos e profissionais do lar da Santa Casa da Misericórdia no Torrão e prossegue nos próximos dias, incluindo hoje, noutras unidades. Vão ser vacinadas todas as comunidades das diversas residências para idosos, há excepção dos lares onde existem casos activos de infecção.

Medidas de apoio na calha

O executivo municipal deverá aprovar, na próxima reunião, dentro de duas semanas, um pacote de medidas de apoio às famílias e à economia local, para fazer face ao impacto da nova fase de confinamento que arrancou formalmente na madrugada desta sexta-feira.

- PUB -

O PS apresentou, inclusive, uma proposta para que um conjunto de medidas fossem aprovadas logo na reunião de ontem, indicando tratar-se de uma mera extensão de decisões que vigoraram até 31 de Dezembro passado, como isenção de pagamento de taxas e rendas municipais e alívio das tarifas da água.

Os vereadores da maioria CDU, que têm um conjunto de medidas em preparação, segundo disse o presidente, preferiram aguardar mais alguns dias para “amadurecer” as decisões a tomar. Vitor Proença recordou que a regulamentação das decisões do Conselho de Ministros sobre o confinamento ainda não era conhecida, à hora da reunião camarária.

A vereadora Clarisse Campos (PS) ainda insistiu na votação da proposta, mas os eleitos da CDU, nomeadamente Ana Luísa Soares e Nuno Pestana argumentaram que seria uma “precipitação”, que alguma das medidas adoptadas no ano passado precisam de ser ponderadas e que os beneficiários não perdem por se “aguardar mais duas semanas” porque os apoios que vierem a ser aprovados devem ser retroactivos a 1 de Janeiro.

- PUB -

O presidente da câmara, que depois de ler o documento do PS referiu que não contém apenas as medidas do ano passado, sublinhou que o quadro de funcionamento que o Câmara vier a aprovar deve garantir que o município mantém a capacidade operacional para apoiar quem precisa, nas áreas, por exemplo, da Educação e Acção social.

Câmara apoia estudo de alunos de Cursos Técnicos Superiores Profissionais

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal vai atribuir, excepcionalmente, quatro bolsas de estudo a alunos de Cursos Técnicos Superiores Profissionais no corrente ano lectivo. A proposta foi aprovada ontem.

A autarquia atribui anualmente 20 bolsas estudantes do Ensino Superior, 13 das quais se destinam a renovações de alunos já beneficiários e as restantes sete a novos estudantes (duas para Mestrados e uma para Cursos Técnicos Superiores.

Este ano alguns dos alunos beneficiários não pediram a renovação pelo que o número de novas bolsas aumentou para 11. “Tendo em conta que há candidatos com rendimentos per capita reduzidos pertencentes aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais que não iriam receber bolsa (dado estar estipulada a atribuição de apenas uma nesta vertente) cuja situação de vulnerabilidade se agravou com a pandemia, a Câmara Municipal aprovou, assim, que fossem atribuídas bolsas de estudo a quatro destes alunos a título excepcional”, justifica a autarquia.

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...
- PUB -