7 Março 2021, Domingo
- PUB -
Início Local Setúbal Estudantes do Politécnico de Setúbal são finalistas do concurso “ReportEU”

Estudantes do Politécnico de Setúbal são finalistas do concurso “ReportEU”

Alunos de Comunicação Social vão participar na iniciativa com uma reportagem sobre saúde mental

Cinco estudantes da licenciatura em Comunicação Social do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) integram uma das seis equipas de jovens repórteres seleccionadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, no âmbito da 1ª edição do ReportEU.

- PUB -

Um projecto focado na formação prática de futuros jornalistas, “no formato de reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus”, avança o IPS em comunicado.

Os estudantes David Marcos, Ana Coelho, Filipe Borges, Marisa Cidade e Leonor Curado vão ser coordenados pelo professor Ricardo Nunes e já propuseram uma reportagem, na modalidade de imprensa escrita, sobre o tema “A Saúde Mental”, a ser desenvolvido ao longo do mês de Abril.

Todos os estudantes em concurso terão acesso a acompanhamento de jornalistas profissionais e, no final, “as três melhores reportagens, segundo a equipa de mentores e parceiros, serão difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa, nomeadamente o jornal Público, a rádio Renascença e a estação televisiva TVI”.

- PUB -

Este desafio foi lançado em Novembro de 2020, em parceria com os Repórteres em Construção (REC), e recebeu 23 candidaturas de estudantes de Jornalismo e Comunicação Social de vários pontos do país, “das quais resultaram as seis equipas agora selecionadas, de cinco instituições de ensino superior de Lisboa, Coimbra, Viseu e Setúbal”.

O júri irá valorizar critérios como a inovação, qualidade de execução e de apresentação, relevância dos conteúdos, impacto numa maior ligação dos cidadãos à União Europeia (EU), e inclusão de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE.

Além de permitir uma experiência prática de jornalismo de reportagem, acompanhada por profissionais, “a iniciativa ReportEU procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus”, conclui o IPS sobre a apresentação do projecto.

- PUB -

Mais populares

Bombeiros em “guerra de tronos” ameaçam direcção com paralisação de serviços

Direcção já acertou tudo com antigo chefe dos bombeiros do Barreiro para assumir o cargo. Mas o corpo activo do Montijo quer Luís Silva   A...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...

ANAC recusa-se a fazer apreciação ao aeroporto do Montijo sem parecer favorável de todos os municípios

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, solicitada...
- PUB -