26 Fevereiro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Setúbal Rastreio com nova equipa de inquéritos e horário alargado no centro de...

Rastreio com nova equipa de inquéritos e horário alargado no centro de testes

Câmara de Setúbal destaca necessidade de reforçar rastreio à Covid-19 e realização de testes devido a aumento exponencial de casos

Uma nova equipa dedicada à realização de inquéritos epidemiológicos no âmbito da contenção à Covid-19, já está a reforçar a “capacidade de rastreio da saúde pública no concelho de Setúbal”, segundo comunicado publicado pela Câmara Municipal. Também o Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 e Atendimento a Doentes Respiratórios instalado no Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal já está a funcionar em horário alargado.

- PUB -

A nova equipa multidisciplinar é composta por dez elementos do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, uma dezena de funcionários da autarquia e seis estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal.

No comunicado, a Câmara de Setúbal considera que a “mobilização destes recursos humanos para a execução desta tarefa permite, por um lado, acelerar a realização de inquéritos epidemiológicos e, por outro, reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes com Covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância activa”.

Um reforço de recursos que “advém da necessidade de dar uma resposta mais célere e activa em termos de comunicação” e devido à “crescente pressão que o concelho de Setúbal tem vindo a registar em termos de casos ativos de infecção por Covid-19”, recorda a autarquia.

- PUB -

Centro de testes e ADR instalado no IEFP com atendimento alargado

Quanto aos horários alargados do Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 e Atendimento a Doentes Respiratórios (ADR), permitem agora “aliviar a pressão das unidades de saúde”, explica a Câmara de Setúbal.

Actualmente, o ADR está disponível de segunda-feira a domingo, agora entre as 10h00 e 20h00, enquanto o Centro de Diagnóstico Laboratorial à Covid-19 funciona de segunda-feira a sábado, nos períodos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

- PUB -

O alargamento do horário de funcionamento do Centro de Testes, já havia sido previsto em Novembro de 2020, aquando da abertura do espaço e, à semelhança da nova equipa de inquéritos é justificado agora pela autarquia com a “evolução da pandemia no concelho” e “aumento da procura de doentes com problemas respiratórios e de pessoas que necessitam de realizar teste à Covid-19”.

Um serviço assegurado por técnicos do Laboratório Germano de Sousa, para o qual os utentes podem ser encaminhados após triagem na Linha Saúde 24, ou pelos médicos de família, devendo a marcação do teste ser feita, posteriormente, através do número 911071244.

Quanto ao ADR está a registar uma média diária de cerca de 110 de atendimentos, “incluindo utentes encaminhados do Centro Hospitalar de Setúbal a quem, no momento da triagem, foram atribuídas pulseiras verde ou azul”, sendo estas cores as correspondentes a casos menos urgentes, de acordo com o método da Triagem de Manchester. “Este serviço pode ser contactado pelos números 966 501 091 e 966 512 191”, informa a autarquia.

- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -