25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroRui Lopo faz retrospectiva sobre 11 anos dedicados à política no Barreiro

Rui Lopo faz retrospectiva sobre 11 anos dedicados à política no Barreiro

No momento em que abraça novas funções na empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa, o vereador eleito pela CDU recorda projectos que não viu serem concretizados no Barreiro, nos últimos anos, e sobre os quais ainda mantém esperança

 

- PUB -

Activista. Dirigente partidário. Rui Lopo abraça agora funções na empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Funções no que o impedem exercer as funções de vereador que actualmente mantinha na Câmara do Barreiro, inclusive nas Sessões Públicas.

As novas funções na empresa de Transportes Metropolitanos de Lisboa passam por integrar o conselho de administração, no que considera ser um um desafio “irrecusável” e “um projecto ambicioso”.

Contudo, em entrevista a O SETUBALENSE, o eleito da CDU afirma que, no Barreiro, “não deixará de participar e intervir sempre que necessário, sempre que lhe for solicitado, mas agora num patamar menos mediático e institucional”.

- PUB -

 

Fazendo uma retrospectiva dos mandatos em que assumiu funções, o que considera ter ficado por fazer?

 

- PUB -

Dos meus 11 anos de Câmara Municipal dos quais três em oposição, talvez apenas um ano – o de 2017 – tenha sido de alguma melhoria de capacidade orçamental. Todos os outros foram marcados pela presença da TROIKA que inviabilizou a possibilidade de investirmos o que era realmente necessário.

Mas num concelho com as ameaças e desafios por concretizar como os que o Barreiro tem, fica sempre imenso por fazer.

Como dizia Fernando Pessoa “somos do tamanho dos nossos sonhos” e, para o Barreiro que projecto, o sonho é o limite. Fico por isso feliz por alguns dos projectos que planeei e nos quais trabalhei terem sido concretizados neste mandato, mesmo sem estarmos a gerir a Câmara do Barreiro, como é o caso da melhoria das acessibilidades, algumas unidades comerciais que se instalaram e a finalização de arranjos na frente ribeirinha.

Fico bastante preocupado por outros projetos que estando planeados e consensualizados terem sido abandonados apenas porque vinham da gestão da CDU.

 

Que projectos são esses?

 

A ponte pedonal e ciclável Barreiro-Seixal ou o abandono a que foi votada a Quinta do Braamcamp, na qual não se gastou um cêntimo desde as últimas eleições.

Mas também se sento “derrotado” por não se ter feito a Terceira Travessia do Tejo Ferro-Rodoviária com a Ponte rodoviária Barreiro – Seixal.

 

O que a concretização destes investimentos teria significado para o Barreiro?

 

Com estes investimentos se ajudasse a desenvolver urbanisticamente e economicamente a o Parque Empresarial da Baía do Tejo e o Barreiro como um todo…

Mas, ainda assim, deram-se “passos de gigante” na forma como o Barreiro é interpretado, e com perseverança e intervenção política forte conseguiremos que esses projectos sejam concretizados ainda a tempo deles tirarmos partido enquanto cidadãos.

 

Com a impossibilidade de exercer as funções de vereador já é conhecido o nome de quem o substituirá?

 

O quinto vereador da lista é o Pedro Estrela e o sexto é a Alexandra Silvestre, mas ambos já vão com uma regularidade relativa às Sessões de Câmara para substituir ausências.

 

E o nome de quem assumirá a liderança da oposição CDU nas autárquicas 2021?

 

Sobre a liderança da oposição nas Autárquicas de 2021, permita-me dizer que identifico na pergunta uma contradição porque entendo que a CDU tem fortes possibilidades de retomar a direcção da gestão da Câmara do Barreiro e por isso não será oposição nas Autárquicas de 2021…

A liderança será, mais uma vez, bastante presente, certamente numa equipa bastante heterogénea e competente para assumir os destinos do concelho seja, na Câmara seja nas Juntas de Freguesia.

O Rui Lopo cidadão, activista e dirigente partidário não deixará de participar e intervir sempre que necessário, sempre que lhe for solicitado, mas agora num patamar menos mediático e institucional.

 

Esta mudança de rumo profissional está, de alguma forma, relacionada com as autárquicas 2021 e a lista CDU que irá ser apontada para o Barreiro?

 

Os meus destinos profissionais nada tiveram a ver com o percurso de intervenção política ou partidária.

Enquanto vereador com pelouro mantive o vínculo à minha entidade patronal que já durava há cerca de 10 anos, e que interrompi para uma mudança de sector de atividade desde há três anos a esta parte. Tem sido um percurso profissional sempre em entidades privadas.

Este novo desafio profissional que me foi colocado [na empresa de Transportes Metropolitanos de Lisboa] é quase irrecusável.

É uma responsabilidade muito grande, num projecto que tem uma ambição enorme. E é mais uma vez um privilégio poder servir as populações, agora a num outro nível de intervenção, mas que, de alguma forma, está ligado ao trabalho que fomos realizando no Barreiro e que se estendeu à Área Metropolitana de Lisboa, através do bom entendimento com outros eleitos de outras câmaras e de outras forças políticas.

 

Diz que este novo desafio, que está abraçar, é “irrecusável”. O que a população da Área Metropolitana de Lisboa pode esperar da nova empresa de Transportes Metropolitanos de Lisboa?

 

A empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML)  é um projecto ambicioso, uma vez que se pretende que, nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, sejam as próprias Áreas Metropolitanas, através de empresas especificas, como é o caso da TML, a planear, gerir e até, sempre que justifique, operar o sistema de transportes e aspetos conexos como por exemplo a bilhética.

Desde já, inicia-se o processo com a integração das concessões rodoviárias já concursadas e que trarão um aumento de horários e percursos significativo assim que entrar em funcionamento, mas prevê-se que, a prazo, outros modos de transporte possam ser integrados, para que se tenha a visão de conjunto e a coordenação de todos os transportes metropolitanos.

A decisão da sua necessidade foi aprovada por decreto e desde esse momento ficaram definidos os aspectos centrais da sua actuação, sendo a gestão e coordenação do sistema de bilhética metropolitano um factor decisivo para a implementação de políticas públicas que fomentem a mobilidade colectiva, motor de uma agenda económica sustentável que coloca as pessoas e as metas ambientais em primeiro plano.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -