1 Março 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Santiago do Cacém Surto em lar do concelho de Santiago do Cacém provoca um morto

Surto em lar do concelho de Santiago do Cacém provoca um morto

Um surto de Covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, com um total de 38 infectados, provocou a morte de um idoso, foi hoje revelado.

- PUB -

Fonte da Autoridade Local de Saúde explicou à agência Lusa que o utente, com mais de 90 anos, foi internado no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, no passado sábado, e acabou por falecer no dia seguinte, “devido ao agravamento do estado de saúde”.

“Este idoso, que tinha testado negativo, foi vacinado [contra a Covid-19] na passada sexta-feira. No sábado, desenvolveu sintomas” do vírus que provoca a doença, “foi hospitalizado e, no domingo, acabou por falecer”, adiantou a mesma fonte.

Num comunicado conjunto, a Câmara de Santiago do Cacém, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e a Casa do Povo de Alvalade referiram que funcionários e utentes “não carecem, nesta altura, de cuidados hospitalares”.

- PUB -

“Esta situação é complexa e delicada, pelo que está a merecer a máxima atenção e dedicação de todas as entidades, principalmente da Autoridade Local de Saúde de Santiago do Cacém e da ULSLA”, destacaram.

No total, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Alvalade, que tem 52 utentes, foram infectadas 38 pessoas, nomeadamente 28 utentes – incluindo o idoso que faleceu – e 10 funcionários.

O primeiro caso, o de um funcionário infectado, foi detectado em Dezembro e, entretanto, já está recuperado.

- PUB -

A Autoridade Local de Saúde está a acompanhar “a evolução epidemiológica e o estado de saúde de todos os infectados”, tendo a ULSLA disponibilizado “um médico da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santiago do Cacém, que acompanhará ‘in loco’ a situação clínica e a evolução de sintomatologia nos utentes e profissionais”, acrescentaram.

HYN // RRL // Lusa

- PUB -

Mais populares

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Morreu o homem do mar Lídio Galinho

Lídio Galinho, homem ligado à pesca na Costa de Caparica, morreu hoje, durante a tarde, vítima de covid-19, no Hospital Garcia de Orta, em Almada

GNR apreende quase cinco toneladas de sardinha em Sesimbra

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Setúbal, apreendeu esta terça-feira 4 950 quilos de sardinha, no...
- PUB -