4 Março 2021, Quinta-feira
- PUB -
Início Local Alcácer do Sal Aprovados votos de pesar pelas vítimas de Covid e louvor aos profissionais...

Aprovados votos de pesar pelas vítimas de Covid e louvor aos profissionais da linha da frente

Concelho contava ontem com 27 óbitos, 25 dos quais nos lares

A Câmara de Alcácer do Sal aprovou ontem, por unanimidade, um voto de pesar pelas vítimas da Covid-19 e um voto de louvor aos profissionais da linha na frente no combate à pandemia.

- PUB -

Na nota de pesar, apresentada pelo vereador Manuel Vitor de Jesus (CDU), a autarquia considera que “num momento de profunda tristeza e consternação, em que assistimos a um aumento do número de óbitos entre os infectados, revela-se imperioso expressarmos as nossas mais sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais provocadas pela Covid-19”.

“Alcácer fica mais pobre sempre que perde um conterrâneo, por não conseguir resistir aos efeitos devastadores da doença que se dissemina de forma cada vez mais descontrolada pela população”, acrescenta o texto, que refere ainda “numa população envelhecida” não podem ser descuradas as mortes provocadas por outras patologias.

Por parte do PS, que também votou a favor, Clarisse Campos estão a morrer quatro a cinco pessoas por dia. “Diariamente vimos partir pessoas de uma geração que nos diz muito”, afirmou a socialista.

- PUB -

O presidente Vitor Proença (CDU) informou que, até ontem, o concelho registava 236 casos activos, 27 morte por Covid, sendo 25 de residentes nos lares da AURPICAS e Rainha Santa e Isabel (Misericórdia). “isto é dramático”, sintetizou o autarca comunista.

O voto de louvor, lido por Nuno Pestana (CDU), reconhece o “enorme esforço e sacrifício” dos “profissionais de saúde, funcionários das autarquias, funcionários das IPSS, SMPC, bombeiros, forças de segurança, profissionais da educação, empresários, comerciantes e trabalhadores de estabelecimentos de bens essenciais e aos que se viram forçados a encerrar ou a readaptar a sua actividade, famílias dos profissionais que estão em risco de contágio permanente e a todos os que se encontram envolvidos em movimentos de voluntariado e solidariedade social”.

Sobre a resposta à pandemia, o presidente informou que a câmara está em contacto permanente com as IPSS do concelho e a ajudar a superar a falta de profissionais nos lares. “Em dois [dos lares] o problema já está atenuado”, revelou Vitor Proença.

Hospital do Litoral Alentejano sem camas de internamento

- PUB -

O Hospital do Litoral Alentejano, que informou, no início da semana ter atingido 90% da sua capacidade de ocupação em enfermaria, está agora já lotado, segundo o presidente da Câmara de Alcácer do Sal transmitiu ontem ao executivo municipal.

“O hospital tem as 58 camas [de enfermaria] ocupadas e duas camas disponíveis nos Cuidados Intensivos”, disse Vitor Proença, classificando a situação hospitalar como “dificílima”. Ainda de acordo com o autarca, nos Cuidados Intensivos deste hospital há “pessoas com 30 anos e menos”.

O presidente da autarquia, que dirige também a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), disse ainda já ter transmitido às autoridades de saúde, a disponibilidade do Município de Alcácer e dos demais para “oferecer alojamento” aos médicos de outras zonas que possam ser colocados nesta região.

- PUB -

Mais populares

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...

Incêndio destrói cozinha de habitação na Avenida Bento Gonçalves

Um incêndio deflagrou hoje numa habitação situada na Avenida Bento Gonçalves, em Setúbal, tendo provocado a destruição completa da respectiva cozinha, uma vez que...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...
- PUB -