19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPSD considera que poluição na Eurominas “poderá provocar um dano ambiental irreparável”

PSD considera que poluição na Eurominas “poderá provocar um dano ambiental irreparável”

Fernando Monteiro garante que o partido irá pedir esclarecimentos à autarquia, Governo e entidades responsáveis

 

- PUB -

A Comissão Política Concelhia do PSD de Setúbal considera preocupante o rebentamento da bacia de retenção de sedimentos, provenientes de dragagens efectuadas pelo concessionário do terminal Terposet, os quais alastraram para a praia Eurominas. O PSD recorda que aquela zona é “importantíssima quer para a reprodução de chocos, quer também para alimentação dos golfinhos” e sua situação actual “poderá provocar um dano ambiental irreparável”.

Fernando Monteiro, presidente do PSD de Setúbal, afirma que o colapso da bacia de contenção dos dragados é mesmo incompreensível, “pois trata-se de uma obra delicada e com um risco elevadíssimo de contaminação de zonas sensíveis”.

E questiona “como é possível que se tenha colocado sedimentos no local sem qualquer preocupação de saber se a bacia aguentaria essa quantidade de sedimentos sem correr o risco de colapsar?”.

- PUB -

Motivos que levam o líder do PSD Setúbal a pedir respostas e esclarecimentos à Câmara Municipal, ao Governo e às instituições envolvidas.

“Pretendemos saber o que está a fazer a Câmara Municipal, para defender um dos seus mais importantes recursos naturais, o Rio Sado”, aponta Fernando Monteiro, destacando que também está em causa “toda a actividade económica gerada em torno do rio Sado e que é muito importante para a nossa economia local”.

O incidente ocorreu no início do mês, numa área costeira onde existem quatro quilómetros de pradarias marinhas que ficam agora em risco e podem colocar em causa a actividade piscatória, sendo habitats constituídos por plantas aquáticas que abrigam e geram alimento para centenas de espécies de peixes e desempenham um papel determinante na eliminação do dióxido de carbono das águas.

- PUB -

A situação já havia foi denunciada pela SOS Sado no passado dia 26. Em declarações à agência Lusa os representantes da associação ambientalista referiram que estavam a agilizar uma queixa na Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT), “devido à poluição provocada pelas dragagens do Terminal Teporset”.

Confrontado com esta situação, o concessionário do Terminal Teporset garantiu à Lusa que os materiais “são compostos apenas por areias e argilas provenientes do próprio leito do rio Sado”. E assegurou também que iria fazer tudo o que fosse possível “para reparar a situação naquela pradaria marinha do Estuário do Sado”.

Com Lusa

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -