26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaReabilitação do Palacete dos Condes de Sampayo adjudicada por 840 mil

Reabilitação do Palacete dos Condes de Sampayo adjudicada por 840 mil

Obras de conservação e restauro do imóvel histórico executadas num prazo de um ano

 

- PUB -

A Câmara da Moita aprovou por unanimidade, recentemente, a adjudicação da empreitada de conservação e restauro do Palacete dos Condes de Sampayo, na freguesia de Alhos Vedros, por um valor global superior a 840 mil euros, numa intervenção que terá um prazo de execução de um ano.

A obra de reabilitação do histórico imóvel, inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), na área da regeneração urbana, visa a “conservação deste edifício”, com vista à sua inclusão numa estrutura museológica” que o município moitense pretende integrar, futuramente, na Rede Portuguesa de Museus.

De acordo com a câmara, a primeira fase do projecto será realizada de forma faseada, com o objectivo de “travar o processo de deterioração em termos estruturais” daquele edificado, contíguo ao Moinho de Maré de Alhos Vedros. O edifício será alvo de ampliação nas suas valências multifuncionais, de modo a poder assumir-se num polo dinamizador do Largo do Descarregador, para fomentar a utilização plena do espaço envolvente e criando, deste modo, “um foco de interesse e atracção da população” àquele espaço ribeirinho.

- PUB -

Recorde-se que, recentemente, foram também iniciados neste local do concelho, os trabalhos de requalificação urbanística daquele largo, numa intervenção da autarquia que visa a melhoria do espaço público, com o ordenamento da área de estacionamento, a criação de um parque infantil e de novas zonas verdes, além de funções de apoio às actividades náuticas e de lazer.

Com esta intervenção, estimada em mais de 403 mil euros, a câmara local tem por objectivo “a melhoria da circulação” e a aproximação da população ao rio, contemplando neste sentido o acesso dos reboques das embarcações ali existentes até à zona do guincho.
Os pavimentos, acrescente-se, serão revestidos a calçada portuguesa, remetendo para as antigas cartas de navegação, onde “a rosa-dos-ventos se une por linhas orientadoras a outros pontos de referência”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -