26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoProvedor da Misericórdia do Montijo evita xeque-mate com Bispo de Setúbal

Provedor da Misericórdia do Montijo evita xeque-mate com Bispo de Setúbal

O responsável recuou na decisão de se demitir. Jogou com o apoio de D. José Ornelas e vai manter-se em funções. Recandidatura não está excluída

 

- PUB -

José Manuel Braço Forte, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, vai manter-se em funções até às próximas eleições e não exclui a hipótese de se recandidatar ao cargo. Na reunião dos órgãos sociais, realizada no último sábado, o provedor informou os mesários de que recuou na decisão de se demitir, depois de ter recebido o apoio do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, apurou O SETUBALENSE.

José Braço Forte quis ouvir a opinião dos membros sobre a sua continuidade à frente dos destinos da Santa Casa do Montijo, após comunicar-lhes que tinha manifestado a D. José Ornelas a intenção de apresentar a demissão do cargo e que o Prelado o tentou demover. E todos os elementos – à excepção de João Afonso, presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Ilídio Massacote, vogal da mesa administrativa – reforçaram o apoio que, uma semana antes, já haviam dado a José Braço Forte, desvalorizando o caso de o provedor e da sua esposa terem sido vacinados indevidamente, de acordo com os critérios definidos para a Fase 1 do plano nacional de vacinação.

José Manuel Braço Forte (à esq.) durante a assinatura do protocolo para construção da USF no Hospital do Montijo

Ao que O SETUBALENSE conseguiu ainda apurar, João Marcelino, elemento da mesa administrativa, fez a defesa do provedor e considerou que o caso – que já está nas mãos da Polícia Judiciária – não passa de “uma tempestade num copo de água”. Na reunião, Marcelino juntou que até o facto de a mulher de José Braço Forte ter sido vacinada como voluntária, apesar de não fazer voluntariado na instituição há um ano, nem sequer é “moralmente censurável”. E considerou desculpável o facto de o provedor ter negado a vacinação da mulher a O SETUBALENSE, o que classificou como “uma mentirita”, causada pelo stress. A posição do mesário foi, de resto, subscrita por vários elementos dos órgãos sociais.

- PUB -

Demissão em bloco rejeitada

Entendimento diferente, desde a primeira hora, tem João Afonso, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Misericórdia do Montijo.

“O provedor acha que reúne os apoios necessários para se manter em funções. Colocou a questão da sua continuidade aos membros dos órgãos sociais e, à excepção do mesário Ilídio Massacote, todos manifestaram-se pela sua manutenção”, confirmou João Afonso.

- PUB -

Ao mesmo tempo, adianta que apresentou “uma solução” que considerou ser “a mais viável” e que passa pelo “reconhecimento do erro”.

“Sugeri que todos os membros da mesa deveriam renunciar ao mandato, mantendo-se em funções limitadas, em gestão, até à marcação o mais rápido possível das eleições”, revelou. “Dessa forma, devolveríamos democraticamente aos irmãos o direito de escolher uma nova mesa, que até poderia ser esta ou outra, num acto de contrição e respeito para com a nossa instituição e a comunidade”, explicou. A sugestão  foi, porém, rejeitada pela quase totalidade dos elementos dos órgãos sociais. “Consideram que a posição do provedor é virtuosa, que não é censurável. E mesmo que o seja entendem que não lhes cabe fazer esse juízo de censura”, lamentou.

Quanto ao respaldo que José Braço Forte disse ter encontrado junto de D. José Ornelas, o presidente da Assembleia Geral prefere não se alongar em comentários. “Não sei o que o provedor disse ou não disse ao sr. Bispo. Não dou por boa nenhuma das declarações que o provedor faça sobre essa temática. Não quero comentar isso.”

João Afonso avançou ainda que José Braço Forte “não só não se demitiu como praticamente anunciou a sua recandidatura”.

“Não o disse expressamente, mas está subjacente nas suas palavras que é isso que irá fazer. O provedor está confortável,  gosta daquilo que faz e acha que está a prestar um bom serviço”, ironizou. E garantiu: “Vou procurar defender a credibilização da Misericórdia, perante utentes, funcionários e comunidade em geral. Não vou sair deste campo dos princípios e valores que assumi até aqui”, concluiu.

O SETUBALENSE tentou o contacto, por telefone e mensagem, com o provedor, bem como obter esclarecimentos junto do Bispo de Setúbal, mas até ao fecho desta edição não obteve respostas.

José Braço Forte ainda não foi notificado pela  Polícia Judiciária

Durante a reunião, o provedor informou os mesários que ainda “não recebeu qualquer notificação, no âmbito da investigação criminal liderada pela Polícia Judiciária [PJ]”, disse João Afonso. O que “é compreensível”, face aos trâmites normais deste tipo de processos, admitiu.

O Ministério Público decidiu abrir nove inquéritos referentes a irregularidades no processo de vacinação contra a covid-19, onde se incluem os da Segurança Social de Setúbal, do Seixal e do Montijo. E delegou a investigação na Polícia Judiciária. Significa isto que cada um destes nove casos será investigado em separado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -