26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIdosos e doentes começam hoje a ser vacinados em Setúbal e no...

Idosos e doentes começam hoje a ser vacinados em Setúbal e no Barreiro

Na USF Sado está previsto serem inoculados cerca de 100 utentes. Polos de vacinação vão ser accionados a conta-gotas

 

- PUB -

As pessoas com 80 ou mais anos e também as de idade igual ou superior a 50 com patologias identificadas, pertencentes ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida, começam hoje a ser vacinadas contra a covid-19 na Unidade de Saúde Familiar (USF) Sado, em Setúbal.

A informação foi avançada a O SETUBALENSE por Luís Pombo, director executivo do ACES Arrábida, que adiantou que neste arranque do processo serão inoculados “cerca de 100 utentes”.

A USF Sado será apenas um dos pontos em Setúbal para vacinar a população. “Os polos de vacinação em larga escala serão accionados à medida da quantidade de vacinas recepcionadas em cada semana”, explicou o responsável, que confirmou ainda que no caso da cidade sadina está já definido também “o Cais 3 [do Porto de Setúbal] como polo de vacinação”. No concelho setubalense podem ainda “ser accionados outros locais”.

- PUB -

Para os concelhos de Palmela e Sesimbra, que também integram o ACES Arrábida, estão “já preparados dois locais: o Pavilhão Municipal do Pinhal Novo e o Pavilhão Municipal da Quinta do Conde”, indicou.

Porém, todo o processo depende do número de vacinas que forem chegando. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) recebeu para esta primeira etapa um total de 1 500 vacinas. Luís Pombo confirmou o número e explicou como foi feita a distribuição. “Tal como aconteceu no restantes território continental, foram equitativamente distribuídas pelos 15 agrupamentos de centros de saúde da região. Isso perfaz 100 doses de vacinas contra a covid-19 para cada ACES.”

Vacinação também arranca hoje no Barreiro

Nos concelhos que pertencem ao ACES Arco Ribeirinho a vacinação também se inicia hoje. Miguel Lemos, director executivo deste agrupamento de centros de saúde, revelou a O SETUBALENSE que o processo vai começar pelo Barreiro.

- PUB -

Todavia, nos outros concelhos – Alcochete, Moita e Montijo que integram este ACES – a logística já está a ser preparada. O município montijense anunciou ontem que já concluiu o polo de vacinação em massa, instalado “no Pavilhão Desportivo do Esteval”.

Este polo, revelou a autarquia, “é composto por uma sala de enfermagem e preparação de vacinas, um gabinete médico, cinco postos de vacinação e duas salas para os utentes” – uma para “recepção na fase de pré-vacinação” e outra para “a permanência dos utentes” nos 30 minutos após a administração da vacina.

Na comunicação efectuada ao fim da tarde, o município montijense destacou que “investiu nas instalações para os gabinetes de vacinação e postos médicos, na aquisição de cadeirões de vacinação, na aquisição de mobiliário, computadores e impressora e na compra de um frigorífico para armazenamento das vacinas”. Além disso, os serviços municipais ficam responsáveis” pela confecção das refeições, a servir através dos refeitórios escolares, para os enfermeiros e pessoal médico”, frisou a autarquia, a concluir.

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -