26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroOposição aprova recomendação para apoio a famílias e economia

Oposição aprova recomendação para apoio a famílias e economia

Edil justifica votação desfavorável com dados oficiais da DGAL no combate à covid

 

- PUB -

O Plano de Apoio à Economia e às Famílias, apresentado na última reunião da Câmara do Barreiro pelo vereador social-democrata Bruno Vitorino, foi aprovado pelo próprio e pelos eleitos da CDU, com os votos contra dos vereadores socialistas. Em declaração de voto, o presidente Frederico Rosa (PS) justificou a votação desfavorável, recorrendo a dados da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), que até ao final do mês de Setembro e início de Outubro, apontaram o município barreirense como “o 19º no país com maior investimento na luta contra a covid, o oitavo na Área Metropolitana de Lisboa e o segundo no distrito de Setúbal”.

Para o presidente da autarquia, “tudo isto demonstra, factualmente, que todo o enquadramento que está nesta proposta é completamente errado e não bate com a realidade”, disse, referindo que o posicionamento e esforço no combate à crise pandémica está “muito acima daquilo que o Barreiro tem, nomeadamente, ao nível de orçamento e financeiro, sendo um projecto modelo no país”.

O autarca barreirense acrescenta que esta é uma proposta que “promete tudo a todos, baixa tudo a todos e isenta tudo a todos”, realçando tratar-se de uma medida que “não é realista”, mas sim “panfletária”.

- PUB -

“Sei que todos os eleitos do PS têm consciência de que não é fácil dizer muitas vezes que não é possível, mas se o combate e o investimento têm demonstrado com quadros públicos publicados pela DGAL, o esforço colectivo que o Barreiro tem feito, também não é possível e nunca optarei, enquanto presidente da autarquia e enquanto responsável pela área financeira do município, entrar num caminho que não quantifica, que promete tudo a todos, que baixa tudo a todos, que isenta tudo a todos”, destacou o presidente, afirmando que este é “um caminho perigoso” e que recusa trilhar.

O edil recordou ainda que o orçamento camarário do presente ano, que contempla apoios à cultura, educação, associativismo e bombeiros, inclui linhas de apoio à tesouraria, com 400 mil euros previstos para o tarifário social automático da água e a mesma verba para apoiar todas as famílias barreirenses, em todos os escalões tarifários, entre outras medidas destinadas a comunidade.

Bruno Vitorino lamenta votação desfavorável

- PUB -

Já o vereador que propôs a aprovação da recomendação, Bruno Vitorino, lamenta que os eleitos socialistas “tenham votado contra”, numa atitude que classifica de “prepotente e arrogante do PS no Barreiro”.

O autarca do PSD afirma que apresentou “um documento com medidas sérias e concretas para ajudar as famílias, empresas e instituições do concelho”, e afirma não compreender “tanta insensibilidade social”, frisou, adiantando que o objectivo “era o de promover a discussão e reflexão da necessidade de apoiar quem está em dificuldades”, devido à pandemia.

O vereador garante que “não vai baixar os braços” e lamenta que os eleitos do PS “se tenham negado a fazer esta discussão”, numa atitude que “não deixa bons sinais para o futuro”, garantindo que continuará a apresentar medidas para apoiar famílias, empresas e IPSS’s do concelho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -