16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroIntervenção na Avenida da Liberdade arranca dois meses após o previsto

Intervenção na Avenida da Liberdade arranca dois meses após o previsto

Obra de 2,5 milhões vai durar meio ano e reformular espaço na zona da Recosta

 

- PUB -

Inicialmente prevista avançar no último trimestre do ano passado, a obra de requalificação da Avenida da Liberdade, situada frente ao Terminal-Rodo-Ferro-Fluvial, na freguesia da Verderena, “vai iniciar-se a partir desta semana”, revelou o vereador Rui Braga, responsável pelo pelouro das Obras Municipais na Câmara do Barreiro, no decorrer da última reunião daquela autarquia.

A aguardada intervenção, que esperava luz verde do Tribunal de Contas e que está orçada em 2,5 milhões de euros, permitirá a reformulação de uma das artérias mais utilizadas, diariamente, em todo o concelho, dado estar localizada na zona de aproximação ao terminal de barcos da Soflusa. Apesar dos atrasos causados pela pandemia, o empreiteiro responsável pela obra “tem visitado várias vezes o local, para preparar a fase de arranque dos trabalhos” naquela zona do território. “Vamos enviar uma comunicação para a casa de todas as pessoas a informar dos desvios de trânsito e do momento em que isso vai acontecer”, explicou o autarca.

O vereador salienta que “já tivemos várias reuniões com todas as entidades envolvidas e assim que a retoma nos possibilitar, poderemos ir para a rua e avançar no terreno”, tendo frisado que “todos os constrangimentos necessários para que esta remodelação ocorra com o mínimo de transtornos possíveis” serão participados à população.

- PUB -
Projecto da autarquia prevê construção de uma mega-rotunda na Avenida da Liberdade, para tornar circulação mais fluída

No início da operação “será retirada toda a semaforização existente na aproximação à zona do terminal, para que o trânsito possa fluir no local sem problemas, de forma circular, dado tratar-se de um ponto de extrema importância para a cidade”, acrescenta Rui Braga.

Recorde-se que no último mês de Novembro, a autarquia já tinha reunido com as entidades de segurança e a Protecção Civil, para analisar e estudar as melhores soluções a adoptar durante a obra, inclusive, para minimizar impactos junto do comércio local ali instalado.
De acordo com pormenores avançados anteriormente a O SETUBALENSE, segundo o mesmo vereador, a obra vai decorrer durante um período de seis meses e inclui a construção de uma rotunda para melhorar a circulação rodoviária e pedonal daquela avenida. Para que esta realidade seja possível, o responsável explicou que é preciso acautelar “todas as condições de segurança, numa zona de grande afluxo de pessoas”, disse.

Na altura, o autarca barreirense afirmou ainda que “iremos iniciar uma obra muito estruturante para a cidade e a requalificação de um espaço que está a precisar desta intervenção há algum tempo”, lembrou, estando prevista a continuidade da ciclovia existente e o alargamento de passeios, de forma a privilegiar a circulação pedonal entre a área da Polis e a zona ribeirinha da Rua Miguel Pais.

- PUB -

“Pessoalmente, tenho uma grande expectativa com o resultado final desta obra, que vai requalificar uma zona de entrada do Barreiro”, sublinhou. “Espero que os barreirenses tenham mais esta paciência”, declarou na altura, destacando ser uma construção com “grandes benefícios para o concelho”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -