20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalMais dois médicos a caminho do Centro de Saúde Santos Nicolau

Mais dois médicos a caminho do Centro de Saúde Santos Nicolau

Um dos clínicos assume funções esta semana, o outro chega em Abril. Balanço com o ACES Arrábida também passou pela vacinação

 

- PUB -

 

O Centro de Saúde Santos Nicolau vai ser reforçado com mais um médico ainda no decorrer desta semana e mais uma médica a partir de Abril próximo.

O anúncio foi feito, em comunicado, pelos deputados parlamentares do PS eleitos por Setúbal, na sequência de uma reunião que realizaram na passada sexta-feira com a direcção executiva do ACES Arrábida – agrupamento de centros de saúde que engloba os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

- PUB -

Ao mesmo tempo, os eleitos do PS realçam a importância deste aumento médico, para sublinharem que “a dificuldade no reforço de profissionais e na resposta aos utentes é um problema que está a ser acompanhado e que tem maior pressão no concelho de Setúbal”. Até porque, no território sadino, “mais de 30% da população continua sem médico de família”, o que, fazem notar, “contrasta com Sesimbra e Palmela, onde essa percentagem baixa para 10,3% e 8,4%, respectivamente”.

A reunião, por videoconferência, dinamizada pelos deputados socialistas no âmbito do roteiro “Manter a proximidade, em segurança”, teve como objectivo não só debater as respostas dos cuidados de saúde primários como também o processo em curso de vacinação contra a doença. E foram dados a conhecer alguns números.

“Durante esta semana chegarão ao ACES Arrábida 3 700 vacinas”, revelam os parlamentares do PS, que foram igualmente informados de que “os centros de vacinação de Setúbal (Cais 3), Pinhal Novo e Quinta do Conde estão prontos” para o arranque do processo. “Fazendo um balanço do plano de vacinação, foi reafirmada a capacidade para ministrar todas as vacinas, sendo que até 12 de Janeiro foram vacinados 200 profissionais considerados prioritários” nos três concelhos, adiantam os socialistas. De 12 do mês passado para cá, “já foram vacinados 450 profissionais, 508 pessoas entre os 50 e os 65 anos, e 380 com mais de 80 anos”.

- PUB -

Novos centros de saúde em foco

A criação de novos centros de saúde foi outro dos assuntos que estiveram em cima da mesa. A construção do Centro de Saúde de Sesimbra, iniciada em Dezembro último, decorre “com normalidade”. E em relação às unidades de saúde projectadas para o concelho de Setúbal, o processo da “de Azeitão é o que está mais avançado”, encontrando-se “em fase de lançamento de concurso” da obra. “A infra-estrutura para o Bairro do Liceu já tem terreno identificado e projecto e a prevista para Santos Nicolau tem igualmente o processo em curso e irá constituir um ganho no futuro, pela possibilidade de aumentar a capacidade de resposta à população”, frisam os socialistas.

Os deputados foram ainda informados de que “já existe terreno para a construção” do Centro de Saúde da Quinta do Anjo. A administração da saúde está “a encetar os contactos apropriados para a sinalização da unidade”.

Além dos parlamentares socialistas, marcaram ainda presença na reunião os presidentes das concelhias do PS de Setúbal (Paulo Lopes), Palmela (Raúl Cristóvão) e Sesimbra (Nelson Pólvora). Antes, no mesmo dia, os deputados reuniram-se também com a direcção executiva do ACES Almada Seixal.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -