29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaTerceiro melhor ano de sempre vale à Autoeuropa fechar 2020 como maior...

Terceiro melhor ano de sempre vale à Autoeuropa fechar 2020 como maior exportadora do País

T-Roc foi o principal modelo produzido entre o total de 192 mil unidades que saíram da fábrica de Palmela. Volume de negócios em 2020 equivaleu a 1,4% do PIB nacional e a 4,7% do total de exportações do País

 

- PUB -

A Volkswagen Autoeuropa anunciou esta segunda-feira que encerrou em 2020 “um ciclo de crescimento no qual se afirmou novamente como a principal exportadora nacional”. Foi o segundo ano consecutivo em que a fábrica de Palmela liderou as exportações do País e o terceiro melhor ano de sempre desde que a empresa se instalou em Portugal.

Para isso, revela a Autoeuropa, muito contribuiu o T-Roc que, entre outros, foi “o principal modelo produzido” num 2020 marcado por circunstâncias particulares.

“Apesar da pandemia, foram produzidas em Palmela 192 mil unidades dos modelos T-Roc, Sharan e Seat Alhambra”, faz notar, em comunicado, a produtora de automóveis, ao mesmo tempo que lembra que esse número “representou uma redução de 59 mil e 100 unidades face ao planeado no início do ano”, bem como “um decréscimo de 62 mil e 600 unidades em relação à produção de 2019”.

- PUB -

Além da produção de veículos, a Volkswagen Autoeuropa adianta que exportou “também cerca de 20 milhões de peças estampadas na sua área de prensas”, destinadas a “21 fábricas de seis marcas do grupo” da marca alemã. E sublinha que, a juntar a isso, “a unidade de negócio de Cunhos e Cortantes projectou, construiu e entregou 11 conjuntos de ferramentas de estampagem para alguns dos lançamentos mais importantes do grupo [germânico]” ao longo do último ano.

“Como resultado, o volume de negócios da Volkswagen Autoeuropa em 2020 equivaleu a 1,4% do PIB nacional e a 4,7% do total de exportações do País, considerando o seu volume de negócios para o mercado externo”,  contabiliza a empresa, que realça o balanço obtido em 2020 com outros anos.

“Mesmo com o impacto significativo da pandemia, 2020 foi o terceiro melhor ano de sempre da Volkswagen Autoeuropa, após o crescimento em 2018 e a consolidação em 2019.”

- PUB -

Investimento de M€69 na capacidade

Já este ano, “o T-Roc corresponde a cerca de 95% do volume planeado de encomendas”, o que, de acordo com a fábrica de Palmela, motivou um investimento no ano anterior de “69 milhões de euros”, maioritariamente canalizado para “o aumento da capacidade de produção” daquele modelo.

“Além de outros investimentos nas áreas de inovação, ergonomia e ambiente, foi ainda implementado um novo armazém para flexibilizar as operações logísticas de peças metálicas”, adianta a produtora da marca alemã.

Actualmente, a fábrica de Palmela conta com “5 mil e 282 colaboradores, dos quais 98% com vínculo permanente”, o que se traduz, salienta a empresa, “num acréscimo de 1 987 colaboradores face ao início do período de crescimento em 2017”.

O novo ciclo da empresa “inicia-se agora num clima de grande incerteza e vulnerabilidade global devido à pandemia, e num contexto de mudança da indústria automóvel”, lembra Miguel Sanches, director geral da Autoeuropa. “Teremos de encontrar argumentos para nos posicionarmos de forma competitiva em relação à concentração de capacidade produtiva existente no centro da Europa e particularmente no norte de Espanha”, alerta o responsável, citado no mesmo comunicado da unidade de Palmela. E a concluir afirma que a empresa continuará “com a agilidade de sempre a procurar transformar desafios em oportunidades.”

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -